Telegram Web Link
vamos lembrar do conceito de densidade e Princípio de Arquimedes, para saciar a dúvida.

@cantandoWC 🛁
A densidade é definida a partir da relação de massa por unidade de volume de qualquer substância. Sendo assim, para que um objeto consiga flutuar, como os navios, é preciso que a massa esteja distribuída por um grande volume.

@cantandoWC 🛁
Isso porque quanto mais distribuição de massa houver, menos denso o objeto será. Ou seja, de forma simples a resposta para “por que os navios flutuam?” é: porque sua densidade média é menor que da água.

Uma vez que boa parte do interior dos navios é composta de ar, mesmo que ele tenha compostos pesados de aço, ainda é capaz de flutuar.

@cantandoWC 🛁
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES “Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”

Ou seja, como o navio fica parcialmente imerso, deslocando água, a água exerce sobre ele uma força.

Nesse caso, a resposta para “por que os navios flutuam?” seria algo como: porque a água empurra o navio para cima.

Um navio de 1000 toneladas, por exemplo, precisa deslocar aproximadamente um milhão de litros de água, para equilibrar seu peso. Normalmente, navios grandes deslocam volumes de água bem maiores que isso.

@cantandoWC 🛁
Um navio é projetado para que, mesmo com o balançar promovido pelas ondas, continue flutuando.

Isso acontece devido à localização do seu centro de gravidade, garantindo o equilíbrio da embarcação.

@cantandoWC 🛁
Quando um corpo, está flutuando, ele fica sujeito à ação dessas duas forças. Quando os dois centros coincidem, o equilíbrio é indiferente. Nesses casos, portanto, o objeto apenas permanece na posição em que ele foi colocado inicialmente. Esses casos, entretanto, são mais comuns com objetos completamente imersos.

Por outro lado, quando a imersão é parcial, como nos navios, a inclinação faz com que o volume da parte de água movimentada altere o centro de empuxo. A flutuação é garantida quando o equilíbrio é estável, ou seja, permitem que o corpo retorne à posição inicial.

Adaptado de https://segredosdomundo.r7.com/por-que-os-navios-flutuam/

@cantandoWC 🛁
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
A luz do Sol é importante para nossa saúde. Um exemplo disso é o papel dos raios ultravioleta na conversão da proteína 7-DHC, de nossa pele, em vitamina D. E a vitamina D influencia o funcionamento de inúmeros mecanismos de nosso corpo, como a produção da serotonina, que regula o humor.
Mas os mesmos raios UV solares também causam sérios danos ao nosso organismo. Os raios UVA têm comprimento de onda na faixa 320 - 400 nm e os UVB, na faixa 280 – 320 nm . Um grande número de moléculas de nosso corpo tem uma estrutura favorável à absorção desses comprimentos de onda. Com a absorção dessa energia, as moléculas passam a estados excitados que facilitam reações químicas indesejáveis.

@cantandoWC 🛁
2024/10/03 21:32:22
Back to Top
HTML Embed Code: