Telegram Web Link
Entre outros danos, sabemos que o UVB causa as queimaduras solares e o UVA, que penetra mais profundamente, destrói o colágeno.  O UVA e o UVB também podem ser absorvidos pelo DNA, causando mutações que, com o passar do tempo, podem originar câncer.

@cantandoWC 🛁
Os protetores solares têm a função de reduzir a radiação que chega à pele, em relação à radiação incidente. De forma geral, um só produto contém inúmeros tipos de filtros, que atuam em toda a faixa UV.  Alguns filtros refletem a radiação (filtros físicos), enquanto outros absorvem ou espalham (filtros químicos).

@cantandoWC 🛁
A reflexão ocorre devido a partículas de óxido metálico. A absorção e o espalhamento ocorrem em moléculas que conseguem absorver a energia dos fótons incidentes, passar a um estado excitado, e depois reemití-la em comprimentos não prejudiciais.

@cantandoWC 🛁
Modelos teóricos dos protetores solares são fundamentais para aprofundar a investigação sobre sua eficiência. Eles levam em conta grandezas como concentração de moléculas capazes de absorver fótons, probabilidade de que um fóton absorvido excite a molécula, tempo para que uma molécula excitada volte ao estado fundamental e probabilidade de que a molécula “degrade”, ficando impossibilitada de absorver fótons novamente.

@cantandoWC 🛁
A grandeza utilizada para expressar a eficiência de um protetor solar é o FPS.
Para determiná-lo, é selecionado um grupo de 10 a 20 voluntários com vários tipos de pele. Eles são expostos a doses progressivas de radiação UV de um simulador solar, em áreas de pele com protetor e sem protetor. As doses mínimas de radiação que causam vermelhidão na pele (DEM) são medidas, e define-se o valor DEM (pele protegida)/ DEM (pele não protegida), para cada voluntário. O FPS do produto é obtido pelo cálculo da média do grupo.

@cantandoWC 🛁
Há muitas dúvidas sobre a adequação do FPS como indicador de eficiência. Por exemplo, sendo ele definido a partir da vermelhidão da pele, estaria medindo apenas os efeitos do UVB (queimadura). Outra crítica lembra as diferenças individuais, nas respostas à ação da radiação sobre a pele.  Outros questionamentos são feitos a partir dos modelos teóricos.

@cantandoWC 🛁
Mas a ciência já mostrou que, sem sombra de dúvida, os protetores transmitem para a pele uma radiação atenuada. Os profissionais e estudiosos da área afirmam a importância de que os protetores sejam utilizados, por pessoas de todos os tipos de pele.
 
Outro dado importante: devido às características da interação com a radiação (principalmente o aspecto probabilístico), os protetores não impedem totalmente a chegada de radiação à pele. Mesmo os protetores com FPS 50 ainda permitem a transmissão de aproximadamente 2% do UVB incidente. Ou seja, não impedem a produção de vitamina D, nem outros benefícios da luz do Sol.

@cantandoWC 🛁
A espuma é uma dispersão coloidal – é formada por bolhas de um gás, dispersas em um meio líquido ou sólido. A espuma na água agitada e a predra-pomes são exemplos de espumas líquida e sólida que ocorrem naturalmente.
 
Na estrutura geral de espumas líquidas, cada bolha é formada pelo gás armazenado em um filme-líquido. No interior da bolha, não há uma superfície definida, dividindo as propriedades de líquido e gás. Nas espumas estáveis, em geral há também um agente que diminui a tensão superficial e, assim, ajuda a formação e permanência da interface gás-líquido.

@cantandoWC 🛁
2024/10/03 23:21:09
Back to Top
HTML Embed Code: