Telegram Web Link
Descanso para o Cansado

Você está carregando um fardo impossivelmente pesado? Está tentando lidar com uma carga enorme sozinho? Existem feridas e preocupações que estão pesando em sua alma?

Não precisa ser assim...

"Então Jesus disse: 'Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve'."
Mateus 11:28-30 NVT

Jesus não estava dizendo para ir até Ele e não fazer nada. Ele não está dizendo para largar o seu emprego, abandonar a sua vida e ir para uma ilha deserta. Isso não é um convite para ociosidade, mas um convite para descansar e trabalhar a partir do descanso.

Um jugo é um instrumento usado para unir dois animais com um propósito, como trabalho agrícola, para arar um campo ou puxar uma carga pesada. Como sempre, dois são mais fortes do que um.

A menção de Jesus ao jugo implica que ainda há trabalho a ser feito, mas não precisamos fazê-lo sozinhos.

Você tem um Salvador que é humilde e gentil, cuja compaixão é profunda e cujo amor é amplo. Ele está tão apaixonado por você que deixou as glórias do céu e se tornou humano para sofrer e morrer, a fim de que você pudesse viver.

Devemos nos aproximar daquele que carregou o maior fardo de todos: o pecado e a rebelião do mundo. Aquele que venceu a morte e derrotou o túmulo eventualmente redimirá todas as coisas... de uma vez por todas.

Deus anseia que nos aproximemos, que andemos ao lado dele e nos apoiemos em Sua graça. Por quê? Porque prosperamos quando vivemos e trabalhamos a partir de um lugar de descanso genuíno.

Ele está convidando você a vir. Você aceitará? Se não souber por onde começar, simplesmente peça ajuda a Ele.
A Fonte de Conforto

Quando você se encontra em meio a dor, é natural procurar por conforto. Todos querem que a agonia ou a ferida, a doença ou sofrimento desapareça o mais rápido possível.

Se você tocar em um fogão quente, você pode pegar um cubo de gelo para sua queimadura. Se você for pego em uma tempestade, você pode procurar imediatamente por abrigo. Se você experimentar a perda de alguém que você ama, você pode fazer o que for possível para se distrair da dor.

Podemos até buscar por coisas como comida, compras, trabalho, drogas, álcool, tecnologia ou entretenimento como agentes entorpecentes para tentar aliviar nosso sofrimento.

Mas, somente Deus pode nos trazer o verdadeiro conforto:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,
que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”
2 Coríntios 1: 3-4 NVI


Quando Paulo e Timóteo usam a palavra “consolo”, eles estão descrevendo um Deus que conforta, consola, encoraja, ajuda, fortalece, instrui e refresca. Esse é o Deus que Ele era para Paulo e Timóteo e esse é o Deus que Ele ainda é.

Não importa o quão difíceis as coisas fiquem, Deus pode confortar você de uma forma que ninguém mais pode. Você pode se apoiar Nele.

E, porque o Espírito de Deus está em Seu povo, Seu povo pode confortar outros. Ele trabalha neles e através deles para oferecer uma esperança que vai além do qualquer dor presente ou futura.

Você está física, mental ou emocionalmente ferido? Existe um Deus que se importa. Existem pessoas que querem ajudar. Então, clame pela fonte de todo conforto. Você pode confiar a Ele a sua dor.
Encontre Descanso em Deus

Você consegue se lembrar da última vez que bebeu água fria depois de ficar ao ar livre sob o sol quente? Ou talvez mergulhar em um lago no meio do verão? É bom ser revigorado fisicamente, e todos nós temos ideias diferentes sobre como nos refrescar.

A Palavra de Deus nos diz que Deus é como um pastor que cuida de nós. Ele nos protege do mal e garante que sejamos nutridos.

Uma das tarefas de um pastor é fornecer refrigério às ovelhas. É por isso que o escritor do Salmo 23 diz que o Senhor o conduz a lugares tranquilos e a espaços exuberantes. Essas coisas eram revigorantes para sua alma.

Você tem checado sua própria alma ultimamente?

Às vezes, quando não fomos revigorados por Deus, acabamos vivendo com pressa. Mantemos nossas almas e mentes ocupadas, indo de uma coisa para a outra. Ficamos ansiosos. Depois de muito tempo, começamos a pensar que pode haver algo errado conosco.

Em João 10:11, Jesus diz que Ele é o Bom Pastor, e nós somos Suas ovelhas. Isso significa que Jesus fornece o caminho certo que devemos trilhar, proteção espiritual e orientação através da oração, e também refrigério espiritual para nossa alma. Quando passamos tempo com Jesus, parte de Seu trabalho é nos revigorar.

Mas, para fazer isso, temos que segui-lo nesses espaços tranquilos. Temos que deixar para trás o barulho e as notificações do mundo e aprender o ritmo calmo de Jesus. Não precisamos nos apressar em nosso tempo com Ele.

Quando aprendemos a aquietar nossas almas removendo as distrações, podemos começar a gostar de estar simplesmente com Jesus. Quando aprendermos a desfrutar de Jesus, Ele fará Seu trabalho de refrescar nossas almas que estão secas e cansadas sem Ele.

Portanto, reserve um tempo hoje sem distrações e passe um tempo com Jesus. Se você achar isso difícil, isso é um indicador de que sua alma não está acostumada a descansar. Sua vida será muito mais saudável e satisfatória se você tornar um hábito diário ser revigorado por Deus.
A Proximidade Importa

"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal."
Provérbios 13:20 NVI

Faz sentido, não é? Se você se cercar de pessoas que tomam decisões terríveis, não demorará muito para começar a agir como elas. Ou você pode ser culpado pelas más decisões de outra pessoa simplesmente por associação. Você inevitavelmente “acabará mal”.

Sempre queremos amar aqueles que estão longe de Deus, mas há uma diferença entre amar alguém e se unir a ele. Em vez disso, se você andar com os sábios - observando, perguntando, aprendendo, imitando - você também se tornará sábio no processo.

Então, que tipo de pessoa você quer ser? E quem em sua vida você chamaria de sábio? Talvez seja um pai, avô, pastor ou professor. Talvez seja seu vizinho, treinador ou outra pessoa que você admira pelos motivos certos.

Quer seja intencional ou não, todos nós estamos sendo discipulados por alguém. Portanto, se você deseja caminhar com os sábios, a proximidade importa.

Encontre-os para um café ou almoço. Junte-se a eles em uma caminhada. Convide-os para sua casa. Aprenda com suas experiências. Leia a Bíblia com eles. Faça perguntas cara a cara.

Como diz Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”.

Acontece que Deus é o mentor mais sábio de todos. Portanto, converse com Ele ao longo do dia, aprenda com Ele lendo as Escrituras e passe tempo com outras pessoas que desejam ser mais semelhantes a Ele.
Pense sobre o que você pensa.

O que você diz a si mesmo todos os dias é importante. Se você acredita em algo sobre sua identidade que não é verdade, então você lutará para acreditar no que Deus diz sobre você.

Mas, quando você enraíza sua identidade em Deus e permite que Seu Espírito molde sua vida, você começará a se ver como Ele o vê — e isso influenciará a maneira como você trata as pessoas, situações, oportunidades e eventos ao seu redor.

Então, aqui estão três maneiras de guardar seus pensamentos e declarar a verdade de Deus sobre sua vida:

1. Identifique as mentiras que conta para si mesmo.

Suas palavras e ações revelam as narrativas que você conta a si mesmo. Para descobrir se uma narrativa é falsa, pergunte-se: esse pensamento é marcado por medo, insegurança, orgulho, amargura ou falta de confiança? Esse pensamento está me levando a um comportamento cínico ou egoísta? Se você pode responder “sim” a qualquer uma dessas perguntas, então a narrativa que está contando a si mesmo provavelmente precisa ser abordada e ajustada.

Quando você conseguir identificar onde e quando começou a acreditar em uma mentira, será mais fácil mudar sua forma de pensar.

2. Mude sua perspectiva.

Para cada mentira, existe uma verdade que pode substituí-la — e essas verdades podem ser encontradas na Bíblia. Examine sua lista de mentiras e peça a Deus que lhe mostre em Sua Palavra qual é a Sua verdade. Crie espaço mental para o Espírito Santo mostrar claramente como Ele o vê.

3. Declare o que é verdade.

Transforme as verdades das Escrituras em declarações específicas e intencionais que você pode declarar sobre sua vida a cada dia.

Aqui estão algumas declarações para começar:

Sou suficiente porque sou filho de Deus.
Me alegro no sofrimento porque Cristo sofreu por mim.
Não me envergonho de Jesus porque o Seu sacrifício muda vidas.
Sou muito amado e, por isso, amo os outros como fui amado.
Nada pode me separar do amor de Deus.

Ao praticar esses passos, lembre-se de que, se Deus — cuja Palavra é a verdade — diz algo sobre você, então deve ser verdade. Portanto, permita que o Espírito Santo transforme sua maneira de pensar. Deixe que os pensamentos Dele sobre você se tornem seus pensamentos sobre você.
É Ele — Em Nós

Pense nisso: Deus fez você. Deus colocou você aqui, neste momento específico da história. Deus tem um plano e um propósito para a sua vida.

Não apenas isso, mas Ele deu a você um cérebro que pensa, um coração que bate e pulmões que respiram. Ele lhe deu talentos e habilidades, esperanças e desejos. Ele lhe deu ouvidos e olhos, músculos e ligamentos. E Ele o colocou neste planeta que está na posição ideal em nosso sistema solar para que a vida prospere.

Você faz parte do plano de Deus.

Uma parte misteriosamente bela do plano de Deus é que Ele escolhe trabalhar por meio de Seu povo…

“Porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”
Filipenses 2:13

Tudo começa com Deus e vem de Deus. Mas podemos escolher se vamos ouvir o Seu Espírito e seguir Seus direcionamentos, ou ignorá-Lo. Cabe a nós decidir se vamos nos submeter à Sua orientação e agir de acordo com Seus sussurros, ou tentar fazer tudo por conta própria.

É tudo Deus, e também é Ele trabalhando no Seu povo e através do Seu povo — exatamente como Ele planejou.

Nós que pertencem a Cristo, estamos cheios do Seu Espírito. Não somos mais escravos do pecado ou deste mundo. Não somos mais incapazes de seguir a Deus. Em vez disso, Ele nos dá novos sonhos, desejos, pensamentos e poder, e um coração compassivo em vez de egoísmo.

Portanto, se surgir em sua mente uma ideia sobre abençoar ou encorajar alguém, não a descarte. Se de repente sentir um desejo ardente de compartilhar Sua mensagem, servir aos outros, doar generosamente ou irradiar Seu amor, preste atenção.

Provavelmente é o Espírito de Deus, dando a você o desejo e o poder de fazer o que agrada a Ele.
Dê o que você Recebeu

Algumas pessoas são difíceis de amar. A maioria de nós tem relacionamentos difíceis ou dolorosos. Mas as Escrituras nos encorajam a criar todas as oportunidades possíveis para amar as pessoas à nossa volta.

Os cristãos deveriam ser as pessoas que mais amam no planeta. Dentre todas as pessoas, nó recebemos o maior presente da parte de Deus. Nós recebemos não somente a salvação e a vida eterna, mas também recebemos o próprio Deus.

Deus Pai nos deu o fôlego de vida. Jesus nos trouxe para Si para que fôssemos salvos pelo Seu poder. O Espírito de Deus vive em nós e nos capacita para toda boa obra. Todas essas coisas nos foram dadas livremente, sem condições.

Tendo recebido esse maravilhoso amor e a misericórdia de Deus, devemos amar os outros da mesma maneira. Quando amamos as pessoas como Deus nos amou, apresentamos a maior evidência de que somos filhos de Deus. Jesus disse:

"Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros"
João 13:25 (NAA)

Da mesma forma que podemos provar que uma cédula é falsa pela sua aparência e textura, podemos determinar a qualidade da nossa fé pela maneira que amamos uns aos outros.

Se falhamos em amar os que estão a nossa volta, também falhamos em demonstrar o amor de Deus. Não devemos negar aos outros o que nos foi dado gratuitamente. Amar aos outros não significa que devemos nos submeter aos maus tratos de alguém ou concordar com seu estilo de vida ou sua cosmovisão. Significa que devemos usar todas as oportunidades para amá-los como Deus os ama.

Então, quando encontrar uma oportunidade de dar uma segunda chance a alguém, faça isso em amor. Ou quando tiver a chance de ajudar alguém que precisa, faça isso com alegria.

Existem pessoas em sua vida às quais você poderia demonstrar mais amor? Passe algum tempo hoje refletindo sobre o amor de Deus que você recebeu por meio de Jesus Cristo. Faça uma lista das muitas maneiras pelas quais Deus tem sido bom para com você. Em seguida, considere as pessoas em sua vida que você poderia amar melhor. Faça uma lista com algumas atitudes simples que você pode tomar para mostrar o amor de Deus às pessoas.
Andando pelas Provações

Vamos começar desmascarando um mito: em nenhum lugar das Escrituras Deus nos promete uma vida perfeita, livre de problemas. De fato, muitas, muitas vezes na Bíblia, os seguidores de Cristo se encontram perseguidos, sob ataque ou enfrentando problemas de todos os tipos.

Em uma carta de Tiago aos cristãos do primeiro século, Tiago os informa sobre as várias provações que passarão na vida:

"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam."
Tiago 1:12 NVI

Quando vemos as provações como um meio de nos tornarmos mais semelhantes a Jesus, seremos abençoados por elas.

Talvez você possa pensar em uma época difícil da vida. Olhando para trás, você pode apontar como Deus o refinou ao sair disso. Muitas vezes, Deus está trabalhando nos bastidores, aprofundando nosso caráter e ampliando nossa capacidade, mesmo quando não vemos.

Talvez você esteja passando por uma dessas épocas difíceis agora. Leve esta passagem a sério! Você pode perseverar sabendo que há uma recompensa prometida para nós no céu. Embora as recompensas deste lado do céu não sejam prometidas, olhar para o nosso destino final com Jesus nos dá esperança para suportar as provações do presente.

Se você está passando por uma fase difícil da vida, passe algum tempo meditando nas promessas de Deus. Ele promete nunca te abandonar ou te deixar, mas caminhar ao seu lado nas provações. E no final da provação, você será mais parecido com Cristo.

Reserve um momento para agradecer a Deus por Sua fidelidade e amor em sua vida.
Sejam Imitadores

As crianças aprendem a funcionar na vida real imitando as pessoas ao seu redor.

Elas aprendem a falar ouvindo as palavras de sua família e copiando o que ouvem. Elas aprendem a interagir com os outros observando como seus entes queridos interagem com os outros. Elas aprendem o que é cultural e socialmente apropriado observando e imitando.

Eles aprendem a comer, brincar, ler, orar, cozinhar, pescar, trançar o cabelo, desenhar, jardinar, construir, adorar, investir e manter relacionamentos observando e imitando as pessoas ao seu redor.

E não para com as crianças. As pessoas geralmente refletem quem está mais próximas a elas, bem como seu ambiente.

Talvez seja por isso que, enquanto escrevia do confinamento de uma prisão romana, o apóstolo Paulo deu aos cristãos de Éfeso uma sincera incumbência:

“Sigam o exemplo de Deus em tudo quanto fizerem, como filhos muito amados.”
Efésios 5:1 NBV

Paulo sabia que amar e refletir a Deus era fundamental. O que observamos será repetido e, eventualmente, repassado. A palavra chique para esse conceito é discipulado – em que aprendemos com aqueles em quem confiamos e ensinamos aos outros o que aprendemos.

Independentemente de onde estamos na vida, todos estamos sendo discipulados por alguma coisa. É por isso que devemos considerar cuidadosamente quem estamos ouvindo e seguindo.

É vital construir nossas vidas na Verdade.

Já está em nossa composição dada por Deus para refletirmos Ele. Mas, como humanos, ainda temos que nos lembrar intencionalmente quem somos e de quem somos, o que é o primeiro passo para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo.
Nosso Deus é Confiável

Seus planos saíram dos trilhos? Seus sonhos sofreram um desvio? Sua vida tomou um rumo inesperado?

Dizem que Deus trabalha de maneiras misteriosas, o que é absolutamente verdade. E a maneira como a soberania de Deus (Seu supremo poder e autoridade) interage com as escolhas humanas é igualmente misteriosa.

Em sua carta aos romanos, Paulo reconhece as inesperadas dificuldades, sofrimento e corrupção com os quais os crentes estavam lidando naquela época. Mas ele também os encoraja com estas palavras:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”
Romanos 8:28 (NAA)

Talvez você tenha perdido um ente querido.
Talvez alguém que você respeita tenha te decepcionado.
Talvez alguém da sua família tenha recebido um diagnóstico difícil.
Talvez o seu cargo no trabalho tenha mudado e isso abalou sua identidade.
Talvez a realidade não corresponda ao que você vê na TV ou nas redes sociais.
Talvez você tenha tomado uma decisão da qual se arrepende.
Talvez você esteja questionando a Deus.
Talvez alguém que você ama tenha ido embora.
Talvez você tenha colocado todo o seu coração em algo ou alguém, mas não saiu como você esperava.

Embora possa parecer difícil de acreditar, Deus pode usar tudo isso.

O que é bom e o que é mau.
O que está arrumado e o que está bagunçado.
O planejado e o incerto.
O que está claro e o que não foi compreendido.

As coisas encorajadoras e as dolorosas.

Deus pode fazer todas as coisas cooperarem para o bem. Isso não quer dizer que tudo vai SER bom, ou que tudo vai dar certo do jeito que queremos ou esperamos. Afinal, vivemos em um mundo quebrado e confuso.

Mas podemos descansar na certeza de que o Espírito Santo está trabalhando em nossas vidas, intercedendo, advogando, celebrando e sofrendo conosco. E um dia veremos o quadro completo que Ele está pintando em nossas vidas. Nada do que passamos é em vão.

E como Ele faz isso? É aí que devemos nos apoiar no mistério de Deus, porque não podemos compreender totalmente um Deus infinito.

Se você refletir sobre a trajetória de sua própria vida, provavelmente houveram coisas que não faziam sentido e talvez até parecessem impossíveis, mas agora você vê como Deus de alguma forma resolveu tudo.

Deus pode usar todas as coisas – incluindo aquelas que você não consegue compreender – de maneiras que você não consegue nem imaginar. Mesmo quando você não consegue vê-lo trabalhando em sua vida. Mesmo quando a esperança parece perdida. Mesmo quando as coisas não parecem estar dando certo. Mesmo muito tempo depois, quando você não estiver mais aqui.

Em tudo, você pode confiar Nele.
2024/06/26 04:58:26
Back to Top
HTML Embed Code: