Telegram Web Link
30 de dezembro

Confiança ilimitada em Deus também quando o infortúnio e as artimanhas do inimigo vêm incomodar você. Quem se abandona a Deus, que nEle confia, jamais se decepcionará. Que toda a sua vida seja passada em ação de graças ao divino Esposo, a Ele sejam dirigidos todos os seus atos, todas as suas palpitações, todos os seus suspiros; sempre permaneça com Ele durante o tempo de miséria e provação; também permaneça com Ele nas consolações espirituais; Em suma, viva para Ele, dedique toda a sua vida para Ele, dê-Lhe a sua partida desta terra e das outras, quando, onde e como Ele quiser. Mostra-te sempre e em tudo cada vez mais digno de tua vocação cristã. Viva de tal maneira que o Pai Celestial possa se vangloriar de você, como faz e é com tantas almas, que ele escolheu da mesma maneira que a sua. Viva de tal maneira que a cada momento possa repetir com o Apóstolo Paulo: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo Jesus". Viva de tal maneira, repito, que até o mundo pode necessariamente dizer de você: "Ali está Cristo". Oh, por caridade, não ache essa expressão exagerada! Todo cristão, verdadeiro imitador e seguidor do loiro Nazareno, pode e deve ser chamado de segundo Cristo, de quem carrega toda a marca de maneira muito eminente. Oh, se todos os cristãos vivessem de acordo com seu chamado, esta terra de exílio seria transformada em um paraíso.


(30 de março de 1915, a Raffaelina Cerase, Ep. II, 382)
31 de dezembro

Estou plenamente consciente de que não há nada em mim que possa atrair os olhos do nosso dulcíssimo Jesus. Foi
apenas sua bondade que encheu minha alma de tantos bens. Ele quase nunca me perde de vista; ele me segue em todos os lugares; dê vida à minha vida envenenada pelo pecado; Dissipe em mim as nuvens densas em que minha alma está envolvida após o pecado. Assim que, fechando os olhos, vejo descer o véu da noite, vejo o paraíso se abrir diante de mim e, feliz com essa visão, durmo com um sorriso feliz nos lábios e uma calma total na testa, esperando meu Companheiro de infância, venha e me acorde, e assim cantemos juntos os louvores matinais ao amado de nossos corações. Oh, meu pai, se o conhecimento da minha realidade desperta em você qualquer pensamento que não seja compassivo, dirija-o, eu te imploro, em meu nome, ao meu amado, como sinal de apreço e gratidão.


(14 de outubro de 1912, ao Pe. Agostino
da San Marco in Lamis, Ep. Eu, 306)
Há um ano partia para a casa do Pai o nosso amado Papa Emérito Bento XVI. Um dos maiores teólogos dos nossos tempos.

Descanse em paz beatíssimo Padre!
1 de Janeiro

Recomendo-vos vivamente: cuidem de tornar seus pobres corações cada dia mais gratificantes ao nosso Mestre e ajam para que este ano seja mais fértil em boas obras do que o passado; Pois, com o passar dos anos e a aproximação da eternidade, é necessário redobrar o entusiasmo e elevar o espírito a Deus, servindo-o com maior diligência em tudo o que a nossa vocação e profissão cristã nos obrigam a fazer. Somente isso pode nos tornar agradáveis a Deus; Só isso pode nos libertar do grande mundo que não é de Deus e de todos os nossos inimigos; Somente isso, portanto, pode nos levar ao porto da salvação eterna. Enfrentemos também as provações de nossa vida presente, às quais a providência divina nos sujeitará; mas não fiquemos desanimados ou angustiados; Lutemos bravamente e receberemos o prêmio que Deus reservou para as almas fortes. Recordai, filhas, as palavras que um dia o divino Mestre dirigiu aos seus discípulos e que hoje vos diz: «Não se turbe o vosso coração». Sim, filhas, não se turbe o vosso coração na hora da provação, porque Jesus prometeu a sua ajuda régia aos que o seguem. (…) Jesus torne seus corações cada vez mais dele.


(2 de janeiro de 1918, a Antonieta Vona, Ep. III, 832)
2 de janeiro

Para viver continuamente uma vida devota, tudo o que você precisa é aceitar em seu espírito algumas máximas excelentes e generosas. A primeira que quero que vocês tenham é esta de São Paulo: "Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus". E, a propósito, já que Deus pode e sabe tirar o bem até do mal, com quem fará isso senão com aqueles que, sem reservas, se entregam a ele? Mesmo os próprios pecados, dos quais Deus, por sua bondade, nos afasta, são ordenados por sua divina providência para o bem daqueles que o servem. Se o santo rei Davi não tivesse pecado, ele nunca teria adquirido uma humildade tão profunda; nem mesmo Madalena teria amado Jesus tão ardentemente se ele não lhe tivesse perdoado tantos pecados; e Jesus não poderia tê-la perdoado se ela não os tivesse cometido. Considere, minha querida filha, esta grande obra da
misericórdia divina: ele transforma nossas misérias em favores e, com o veneno de nossas iniquidades, faz mudanças saudáveis em nossas almas. Diga-me então, o que ele não fará com sua graça por nossas aflições, nossos sofrimentos e as perseguições que nos angustiam? E, portanto, mesmo que não sofra aflições de nenhum tipo, creia que, se você ama a Deus de todo o coração, tudo acabará bem; E mesmo que você não consiga entender de onde virá esse bem, tenha certeza de que ele virá. Se Deus coloca a lama da ignomínia diante de seus olhos, é apenas para lhe dar um olhar mais claro e para torná-lo admirável diante de seus anjos, como um espetáculo digno e bondoso. E se Deus te faz cair, é para realizar em ti o que fez em São Paulo quando o fez cair do cavalo. Portanto, que as quedas não façam você perder o valor; encorajar uma confiança renovada e uma humildade mais profunda. Ficar desanimado e impaciente depois de ter caído no erro é um estratagema do inimigo, é desistir das armas, é desistir. Portanto, você não deve fazê-lo, pois a graça do Senhor está sempre atenta para ajudá-lo.


(15 de novembro de 1917, para Antonietta Vona, Ep. III, 822)
"Quando se passa diante de uma imagem de Nossa Senhora deve-se dizer: Eu a saúdo, ó Maria. E cumprimente Jesus por mim".

—São Padre Pio de Pietrelcina
3 de janeiro

A segunda máxima que quero que leve sempre gravada em seu espírito é que Deus é nosso pai; E o que você tem a temer quando é filha de um pai assim, sem cuja providência um cabelo nunca cairá de sua cabeça? Não é realmente muito estranho que, sendo filhos de tal pai, tenhamos e possamos ter outro pensamento além de amá-lo e servi-lo? Cuide e governe sua alma e sua família como ele quer, e não se preocupe; porque, se você fizer isso, verá como Jesus cuida de você. "Pense em mim, eu pensarei em você", disse Jesus certa vez a Santa Catarina de Sena; e o Sábio diz: "Pai Eterno, sua providência governa tudo."


(15 de novembro de 1917, para Antonietta Vona, Ep. III, 822)
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
Audiência geral hoje do Papa Francisco: "Senhor, não se afaste de mim."
4 de janeiro

A terceira máxima é que você deve observar o que o divino Mestre ensinou a seus discípulos: "O que lhe faltou?" Considere cuidadosamente, minha boa menina, esta passagem. Jesus enviara os apóstolos ao mundo inteiro, sem dinheiro, sem cajado, sem sandálias, sem alforjes, vestindo apenas uma túnica; e depois disse-lhes: "Quando vos ordenei assim, faltou-vos alguma coisa?" E eles responderam que nada lhes faltou. Agora, eu lhe digo, pequenino: quando você foi atormentado, mesmo no momento em que, infelizmente, você não sentia muita confiança em Deus, diga-me: você já se viu oprimido pelo sofrimento? Você vai me responder não. E por que, então - acrescento - não ter confiança na
superação de todas as outras adversidades? Se Deus não o
abandonou no passado, como Ele pode abandoná-lo no futuro, quando agora, mais do que no passado, você quer ser dele a partir de agora? Não tema que algo ruim neste mundo possa acontecer com você, porque talvez nunca aconteça com você. Mas, de qualquer forma, se acontecer com você, Deus lhe dará forças para lidar com isso. O divino Mestre ordenou a São Pedro que andasse sobre as águas. São Pedro, quando o vento soprou e enfrentou o perigo da tempestade, teve medo e isso o fez quase submergir; Pediu ajuda ao Mestre e este o repreendeu, dizendo: «Homem de pouca fé, por que duvidaste?»; e, estendendo a mão, agarrou-a. Se Deus te faz andar nas águas tempestuosas da adversidade, não duvide, meu pequeno, não tema; Deus está contigo; tenha coragem e você será libertado.


(15 de novembro de 1917, para Antonietta Vona, Ep. III, 822)
5 de janeiro

A quarta máxima é a da eternidade. Pouco importaria para os filhos de Deus viver esses breves momentos que passam, desde que vivam eternamente na glória com Deus. Minha filha, considere que você já está indo para a eternidade, que você já pôs os pés lá. Enquanto ela estiver feliz por sua causa, o que importa que esses momentos transitórios sejam de sofrimento para você? A quinta máxima que vos peço que mantenhais sempre fixa na vossa mente é a do apóstolo São Paulo: «Vede que não me glorie em outra coisa senão na cruz do meu Jesus». Tenha em seu coração, minha filha, Jesus Cristo crucificado, e todas as cruzes do mundo aparecerão para você como rosas. Quem já sentiu as dores da coroa de espinhos do Salvador, que é a nossa cabeça, de modo algum sente as outras feridas.


(15 de novembro de 1917, para Antonieta Vona, Ep. III, 822)
6 de janeiro

Os meus olhos estão sempre fixos no Oriente, no meio da noite que o rodeia, para distinguir aquela estrela milagrosa que guiou os nossos pais até à gruta de Belém. Mas em vão fixo os olhos para ver surgir esta estrela luminosa. Quanto mais olho, menos posso ver; quanto mais tento e quanto mais ardentemente o procuro, mais me envolvo em uma escuridão maior. Estou sozinho durante o dia, estou sozinho à noite, e nenhum raio de luz vem me iluminar; nunca uma gota de refrigério vem atiçar uma chama que continuamente me devora, sem nunca me consumir. Só uma vez senti, na parte mais íntima e secreta do meu espírito, algo muito delicado que não sei explicar. A alma começou a sentir sua presença, sem poder vê-la; e, imediatamente, direi assim, ele se aproximou de minha alma tão intimamente que ela notou claramente seu toque; exatamente - para dar uma figura pálida - como geralmente acontece quando nosso corpo toca de perto outro corpo. Não sei dizer mais nada sobre isso; Apenas confesso que, no início, fiquei em grande pânico; mas que esse pânico, aos poucos, foi se transformando em uma euforia celestial. Parecia-me que eu não estava mais em um estado pedestre; e não posso dizer se, quando isso aconteceu, percebi ou não que ainda estava em meu próprio corpo. Só Deus sabe; e eu não poderia dizer mais nada para fazer você entender melhor este evento.


(8 de março de 1916, ao Pe. Benedetto da San Marco in Lamis, Ep. Eu, 756)
7 de janeiro

Nosso Senhor te ama, minha pequena, e te ama com ternura; e se Ele, às vezes, não te faz sentir a doçura desse amor, Ele o faz para te conduzir a uma maior humildade e para te fazer perceber mais quão desprezível você é. Mas nem por isso deixe de recorrer à sua santa bondade com toda a confiança, principalmente no momento em que o representamos como uma criancinha em Belém. Porque, minha pequena, por que Ele se apega a essa condição doce e bondosa senão para nos levar a amá-lo com confiança e a nos entregarmos com amor a Ele? Fique muito perto do berço desta criança graciosa, especialmente nestes dias santos de seu nascimento. Se você ama as riquezas, aqui encontrará o ouro que os Magos lhe deixaram; Se você ama a fumaça das honras, aqui você encontrará esse incenso; e se você ama as delícias dos
sentidos, sentirá a mirra perfumada, que perfuma toda a caverna. Seja rico em amor por esta criança celestial; respeitoso na familiaridade que você terá com ele através da oração; e todo delicado na alegria de sentir em ti as santas inspirações e afeições de ser só dele. Tenha bom ânimo quando se trata de seus pequenos ressentimentos e deficiências; eles passarão, sem dúvida; e, se não passarem, serão para você um exercício de humildade e mortificação. Viva tranquilamente, meu pequeno, e não tenha medo, porque Jesus está com você. Permaneça no caminho que você estabeleceu e nunca diminua a velocidade.


(30 de dezembro de 1918, para Maria Gargani, Ep. III, 346)
8 de janeiro

Mantenha-se sempre forte na fé e esteja sempre vigilante, para que assim todas as más artes do inimigo sejam afastadas. Esta é precisamente a exortação que o príncipe dos apóstolos, São Pedro, nos faz: «Sede sóbrios e vigiai. Seu inimigo, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé”; e, para nos estimular ainda mais, ele também acrescenta: "Sabendo que seus irmãos que estão no mundo suportam essas mesmas coisas". Sim, filha amada de Jesus, sobretudo nas horas de luta, reacende a tua fé na verdade da doutrina cristã e, de modo particular, reacende a tua fé nas promessas de vida eterna que o nosso dulcíssimo Senhor faz aos que lutam com força e força. coragem. Serve para te dar coragem e para te consolar, sabendo que não estás sozinho no sofrimento, que todos os seguidores do Nazareno em todo o mundo sofrem das mesmas coisas: também eles ainda estão expostos a tribulações.


(26 de novembro de 1914, Raffaelina Cerase, Ep. II, 245)
2024/09/28 12:11:02
Back to Top
HTML Embed Code: