Telegram Web Link
A Palavra Viva de Deus

Um dos maiores equívocos sobre a Bíblia é de que se trata apenas de um livro como qualquer outro.

Na verdade, muitos cristãos tratam as Escrituras como se fossem apenas uma coleção de cartas e livros antigos que nos informam sobre Deus e assuntos religiosos.

Embora a Bíblia seja certamente uma coleção de documentos antigos, ela também é muito mais do que isso. É a própria palavra de Deus. A Bíblia é inspirada por Deus, o que significa que Ele falou por meio de pessoas para criar essas cartas e livros.

Mas além disso, a Palavra de Deus é viva e ativa. O Espírito Santo usa a Bíblia para falar conosco ainda hoje. Isto é o que torna a Escritura distinta de qualquer outro livro.

Tiago nos diz em Tiago 1:22-24 que o poder da Escritura não vem apenas em ouvi-la, mas em vivê-la.

A Bíblia tem o poder de mudar radicalmente a maneira como vivemos, mas devemos nos esforçar para lê-la, e então fazer o que ela diz.

Tiago diz que quem lê as Escrituras e não segue o caminho de Deus está apenas enganando a si mesmo. Achamos que estamos seguindo a Deus simplesmente lendo Sua Palavra, mas Deus deseja que vivamos as verdades das Escrituras em nossa própria vida.

Isso é o que significa seguir o caminho de Deus em vez do nosso.

Reserve um momento para considerar algumas maneiras pelas quais você pode começar a viver as verdades das Escrituras. Passe algum tempo em oração pedindo a Deus que lhe revele uma área de sua vida que deve ser transformada por Sua Palavra, e se comprometa a não apenas ouvir a Palavra de Deus, mas fazer o que Ele diz enquanto você O segue.
Deus acima do que aparentemente é impossível

Pode parecer improvável que Deus se apresente em sua situação impossível: seu diagnóstico, sua infertilidade, seu relacionamento rompido, seu filho desobediente, seu caráter inconsistente, sua ansiedade, suas dificuldades financeiras, sua dor.

Felizmente, Deus não é limitado ou delimitado pelo mundo natural.

Crescendo em uma família judia, Maria sabia sobre o Messias profetizado: o tão esperado Salvador do mundo. Mas provavelmente nunca imaginou que essas antigas previsões seriam cumpridas na vida, morte e ressurreição de seu filho, que de alguma forma, era totalmente Deus, mas também totalmente homem.

Mas como o anjo Gabriel explicou a Maria:

“Pois nada é impossível para Deus.”
Lucas 1:37 NVI

Deus não apenas planejou esses eventos há muito tempo, mas também os declarou antecipadamente por meio dos profetas e escritores do Antigo Testamento.

A vida de Jesus: este Deus-homem viria da linhagem de Davi (Isaías 9:7) e nasceria de uma virgem (Isaías 7:14) em Belém (Miqueias 5:2). Ele faria o cego ver, o surdo ouvir, o coxo andar e o mudo cantar (Isaías 35:5-6). Ele proclamaria boas novas aos pobres, confortaria os quebrantados de coração e libertaria os cativos (Isaías 61:1).

A morte de Jesus: embora inocente (Isaías 53:9), ele seria traído por um amigo próximo (Salmo 41:9) por trinta moedas de prata (Zacarias 11:12). Ele seria desprezado e rejeitado (Isaías 53:3), espancado e cuspido (Isaías 50:6), perfurado nas mãos e nos pés (Salmo 22:16) e finalmente morto (Daniel 9:26).

Ressurreição de Jesus: ele ressuscitaria (Salmo 16:10-11) e estabeleceria uma aliança sem fim com o povo de Deus (Jeremias 31:31-34). Porque Ele estaria disposto a levar os pecados de muitos e interceder pelos rebeldes (Isaías 53:12), muitos seriam considerados justos (Isaías 53:11) e Ele seria uma luz para todas as nações (Isaías 11:10).

Tudo em Jesus parecia impossível, mas Deus é capaz de fazer além do que podemos imaginar. Portanto, lembre-se do Deus a quem você serve e sinta-se encorajado: Deus não se surpreende com nada. Ele já conhece o fim desde o início. Seus propósitos não podem ser frustrados. Seu caráter nunca vai mudar.

Nada é impossível para Ele.
Lute com a Verdade

No início do ministério público de Jesus, uma coisa estranha aconteceu: Ele foi levado ao deserto, pelo Espírito Santo, onde encontrou o Diabo.

Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, Jesus estava com fome — provocado pelo inimigo para satisfazer Seu desejo por comida. Essencialmente, Satanás provocou Jesus para provar que Ele era o Filho de Deus, transformando pedras em pães.

Você pode sentir a manipulação?

Se você é realmente o Filho de Deus, faça alguma coisa. Tome as coisas em suas próprias mãos. Ceda ao seu desejo. Providencie para si mesmo. Deus é bom mesmo se Ele se opõe a você?

Mas Jesus se recusou a ser intimidado.

“Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
Mateus 4: 4 NVI

Esse padrão continuou durante mais duas tentações — onde o diabo tentou Jesus com proteção e poder, mas Jesus o repreendeu com as Escrituras.

Então, quais são algumas coisas que podemos aprender com o encontro de Jesus com o inimigo?

— Jesus sabia que a vida é mais do que ter o estômago cheio. Embora Ele certamente desejasse satisfazer seu desejo físico, Ele sabia que o verdadeiro sustento vem de Deus.
— Jesus sabia que entrar em debate com o inimigo não é sábio. Em vez disso, Ele confiou no poder das Escrituras, citando Deuteronômio como Sua arma de defesa.
— Jesus sabia que não tinha nada a provar. Ao contrário de Adão e Eva em Gênesis, que duvidaram da bondade de Deus e cederam à tentação, Jesus foi capaz de resistir ao inimigo.
— Jesus sabia que estava sendo tentado pelo diabo e agiu de acordo. Devemos aprender a reconhecer quando estamos sob ataque e lembrar de revidar com a Palavra de Deus.

Então, como o inimigo está tentando você esta semana? Como ele está seduzindo você a duvidar da confiabilidade de Deus? Lembre-se, Deus o capacitou a lutar com a verdade pelo poder do Espírito Santo.
Jesus acalma a tempestade
Hoje você atravessa uma tempestade na sua vida e seu coração anda um pouco à deriva. Mas apesar do momento difícil há pelo menos duas certezas na sua vida: que Jesus ama e jamais abandonará você, e a minha amizade.

Tenha fé, tenha força, pois Jesus está sempre com você e se lhe confiar seu coração, Ele ajudará você a superar este momento. Jesus acalmará esta tempestade, acredite nisso e confie. Também eu estarei aqui, do seu lado, para o que precisar. Força e muita fé!Podem surgir mil tempestades que Jesus estará sempre ao teu lado para te proteger e guiar até lugares tranquilos.Jesus te ama com um amor incondicional. Essa é a verdade que pode mudar a tua vida.

Muitas pessoas podem te amar, mas ninguém será capaz de te amar como Jesus. É por isso que a tua vida tem que estar fundamentada nesse amor. O ser humano muda de opinião, mas o amor de Jesus por você nunca vai mudar.

A maior demonstração do amor de Jesus aconteceu na cruz, onde Ele entregou a Sua vida por todo aquele que acreditar nos Seus ensinamentos. Hoje Ele está vivo e por isso nós temos esperança!

As coisas nem sempre correm do jeito que nós gostamos ou planejamos, por vezes ficamos tristes e desanimados. Mas aconteça o que acontecer, nunca desista! Sabe por quê? Porque Jesus te ama!
Buscar e Encontrar Deus

No Antigo Testamento, a presença de Deus e o relacionamento com Seu povo eram mediados por sacerdotes e pelo sistema do templo. O povo de Deus adorava-o e orava a Ele, mas eram os sacerdotes que entravam em um espaço sagrado e falavam com Deus em nome do povo.

Eles reverenciavam a Deus, mas ainda estavam separados Dele.

No entanto, o profeta Jeremias escreveu sobre uma época em que o povo de Deus poderia ter um relacionamento direto com Ele. O Espírito de Deus habitaria neles, e eles poderiam encontrá-lo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Através de Jesus, a profecia de Jeremias foi cumprida. Jesus enviou o Espírito de Deus para habitar em nós, para termos acesso à presença de Deus a qualquer momento.

Isso significa que Deus nunca está longe de você — assim como está escrito em Jeremias 29:13, Ele pode ser encontrado quando o buscamos. Ele está presente e pronto para um relacionamento com você.

Jeremias também diz que devemos buscar a Deus de todo o coração. Não buscamos apenas a Deus, Ele também nos busca. Quando você busca um relacionamento com Deus, Ele quer ter acesso a cada parte de você. A maneira como você pensa, como você age e até como você se sente.

Ele quer transformar toda a sua vida.

A princípio, pode parecer difícil dar a Deus acesso ao nosso passado ou às coisas das quais nos envergonhamos. Mas, Deus é cheio de graça e misericórdia, e Ele quer que sejamos livres dessas coisas. Buscar a Deus de todo o coração pode parecer arriscado às vezes, mas podemos confiar que Ele sabe o que é melhor e nos amará independentemente do que tenhamos feito.

Peça a Deus para revelar dentro de você qualquer parte de sua vida que você ainda não entregou a Ele. Ore pedindo força e coragem para entregar toda a sua vida a Deus. Continue a buscá-lo e segui-lo todos os dias.
Infinitamente Mais

Qual é a oração mais corajosa que você pode pensar em fazer? Ou a coisa mais incrível que você pode ousar imaginar?

Você sabia que Deus pode superá-las?

Paulo colocou dessa forma:

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós…”
Efésios 3:20 NVI

Sabe aqueles sonhos tranquilos em seu coração? Deus os colocou lá. Aquela dor por algo melhor do que este mundo quebrado? Deus lhe deu esse desejo. Os anseios mais profundos da sua alma? Deus sabe como cumpri-los.

Como Paulo disse, Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, mas devemos lembrar a segunda parte das suas palavras: de acordo com o seu poder que atua em nós.

Tudo depende do poder de Deus e Seu plano. No entanto, Ele nos convida a participar disso.

Então, qual é o nosso papel nesse processo?

Podemos dar a glória a Ele, sabendo que é Ele quem nos dá o desejo e o poder para fazer o que Lhe agrada (Filipenses 2:13). Ele nos criou, nos ama e nos encarregou de compartilhar Sua mensagem com o mundo.

Podemos nos submeter ao Seu plano, sabendo que é tudo Deus, mas Ele escolhe trabalhar em e através do Seu povo para cumprir seus propósitos. Ele não precisa que sejamos perfeitos, Ele somente quer que estejamos dispostos.

Podemos confiar a Ele o processo, sabendo que Ele é bom, justo, digno, forte e eterno. Não precisamos ter todas as respostas porque nós já O temos e Ele pode fazer mais do que podemos pedir ou imaginar.
Um Caminho Melhor

Quando alguém te machuca, é natural querer vingança.

Quando alguém te ofende, é razoável querer justiça.

Quando alguém parte seu coração, é normal sentir tristeza.

Mas Jesus faz as coisas de maneira um pouco diferente em Seu reino:

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês."
Lucas 6:27 - 28 NTLH

Quando Jesus disse essas palavras, a lei do mundo era “olho por olho e dente por dente”. Era culturalmente aceitável que a punição se ajustasse ao crime. Mas…

Jesus elevou o nível.

Jesus mudou o padrão.

Jesus tinha um caminho novo, diferente e melhor.

Por causa de nosso desejo egocêntrico de pecar (coisas fora da vontade, plano e desígnio de Deus), somos todos inimigos de Deus (Romanos 5:10). Todos nós ficamos aquém de Seu glorioso padrão (Romanos 3:23). Mas Deus é tão rico em misericórdia que Ele não apenas nos deu uma nova vida por meio de Cristo (Efésios 2:4-5), mas também nos deu outra chance.

Em vez de nos abandonar quando O ignoramos, de nos amaldiçoar quando cuspimos em Sua face ou de nos tratar como inimigos quando O negamos descaradamente, Ele nos buscou, nos amou, nos perdoou e principalmente nunca desistiu de nós.

Portanto, quando você for tentado a se entregar à raiva, à amargura ou ao ódio — mesmo quando tiver bons motivos — lembre-se de quem o amou primeiro. Lembre-se de quem o encontrou quando estava perdido. Lembre-se de quem é capaz de torná-lo cada vez mais semelhante com Ele.

Jesus é o melhor caminho.
Aprenda a Viver com Humildade

Você já conheceu um cristão zangado?

Você pode ter se deparado com cristãos que amam resmungar, reclamar ou até mesmo falar mal de outras pessoas. Talvez você já tenha sido essa pessoa algumas vezes em sua vida.

Se não tivermos cuidado, podemos facilmente nos tornar hipócritas no cristianismo. Afinal, nós conhecemos a verdade e os outros não. Você pode ver como pode ser tentador menosprezar as outras pessoas, rebaixá-las ou considerá-las piores do que nós.

Mas isso falha em demostrar o verdadeiro ponto do evangelho de Jesus.

O evangelho nos diz que todos começamos no mesmo ponto de partida. E é somente através da graça que alcançamos a salvação e aprendemos a verdade sobre o amor de Deus por nós.

Isso não nos torna melhores do que os outros cristãos! Na verdade, como Paulo diz em Efésios 4:2, devemos ser humildes e gentis com os outros, em vez de duros e críticos. Ele diz que devemos ser pacientes uns com os outros, ajudando-nos mutualmente de todas as maneiras possíveis para que todos cresçam juntos.

Essas ideias não são originais de Paulo. Na realidade, elas vieram da forma como Jesus viveu Sua vida. Como seguidores de Jesus, também devemos nos esforçar para ser gentis, humildes e pacientes com todos em nossa vida. Independentemente de sua aparência ou de pensarem de maneira diferente, cada pessoa merece dignidade, paciência e amor.

Separe algum tempo para pensar em algumas maneiras pelas quais você pode crescer em paciência, humildade e amor para com os outros. Pode ser desacelerando o suficiente para as pessoas saberem que você se importa, dizendo algo encorajador para alguém ou admitindo para alguém que você cometeu um erro.

Tome a decisão hoje de viver em humildade e graça com os outros.
2024/07/01 04:32:10
Back to Top
HTML Embed Code: