Telegram Web Link
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Em 1941. O engenheiro eletricista suíço, George de Mestral, voltou de uma caminhada intrigado com as sementes de bardana (ou carrapichos) que haviam grudado em seus calçados e no pelo de seu cachorro Milka.  Ao procurar a explicação, elaborou um método de aderência, inspirado no que descobriu.

Esse método de aderência consistia em juntar duas tiras, uma com ganchos minúsculos e outra com argolas menores ainda. Os materiais que se mostraram mais adequados para confeccionar o dispositivo foram nylon e o polyester.

O invento foi patenteado em 1995, com o nome de Velcro, combinação das palavras francesas velours (veludo) e crochet (gancho).

@cantandoWC 🛁
O velcro é um dos exemplos mais famosos de biomimetismo, que significa imitação da vida. Biomimetismo é como designamos a utilização, nos processos e dispositivos da tecnologia humana, de soluções aprendidas das estruturas e funções biológicas naturais.

E por falar em sementes, inúmeras de suas características de dispersão e sobrevivência são pesquisadas, na área da exploração espacial, como soluções passíveis de biomimetização. Algumas delas são: superfícies anti-fungos e anti-sujeira, estrutura para sobrevivência em ambientes hostis, formas de movimentação e pouso, mecanismos autônomos de penetração no solo. Um exemplo bem conhecido é o Mars Tumbleweed Rover, veículo desenvolvido pela NASA, para a exploração do solo de Marte.

@cantandoWC 🛁
No que diz respeito aos animais, há estudos para biomimetizar os tecidos e estruturas de seus corpos, bem como seus mecanismos adaptativos, para produzir robôs flexíveis. Há também a imitação de funções muito específicas, para produzir dispositivos. Esse foi o caso da descoberta do mecanismo que permite à lagartixa identificar de que direção vem um som. Isto serviu como base para a construção de um dispositivo que identifica o ângulo de incidência de uma onda luminosa.

@cantandoWC 🛁
Na construção civil e arquitetura, há também centenas de estudos e aplicações  de formas, materiais e processos presentes na natureza. Bons exemplos são prédios que usam estratégias de circulação de ar inspiradas no reino animal. O Eastgate Centre, um shopping center localizado em Harare, Zimbabwe, imita ninhos de cupins. Já o edifício comercial conhecido como Gherkin, situado em Londres, é baseado em uma esponja marinha.

Mas o biomimetismo não consiste apenas em adotar soluções encontradas pela natureza para questões localizadas. Segundo uma das maiores referências no assunto, a bióloga Janine Benyus, ele envolve mais dois fatores: Biologia como medida, que estabelece padrões ecológicos para julgar as inovações e Biologia como mentor, princípio segundo o qual a investigação não deve se basear no que podemos extrair da natureza, mas sim no que podemos aprender com ela.

@cantandoWC 🛁
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
“0,999... é igual a 1?”

As dízimas periódicas são números decimais periódicos, ou seja, apresentam um ou mais algarismos que se repetem na mesma ordem infinitamente.
O algarismo que se repete é chamado de período.

Os números decimais periódicos pertencem ao conjunto dos números racionais (reto números racionais), pois podem ser escritos na forma de fração (fração geratriz).
Por exemplo, o número 0,444... também pode ser escrito como 4/9 .

@cantandoWC 🛁
2024/10/03 17:17:11
Back to Top
HTML Embed Code: