Telegram Web Link
#DICA 10: ARTIGO

É a palavra variável em gênero e número que antecede o substantivo, definindo-o ou o indefinindo. Há dois tipos de artigos: definidos e indefinidos.

ARTIGOS DEFINIDOS

Determinam ou definem o substantivo de forma precisa, específica.
Flexionam-se em gênero e número.
São eles:
Masculino singular: o
Masculino plural: os
Feminino singular: a
Feminino plural: as

EMPREGO DO ARTIGO DEFINIDO

USA-SE ARTIGO DEFINIDO:

a) Quando não se deseja repetir um substantivo já mencionado.
Comprei o livro de redação e o de literatura. (Está implícito: o livro de literatura.)

b) Depois do numeral "ambos".
O professor aplicou ambos os exercícios.

c) Antes de nomes de países, estados, continentes e acidentes geográficos (rios, serras, montanhas etc.)
O Brasil, a França, a América, a Europa, o Pico da Neblina, o rio São Francisco.

Observação: Portugal, Cabo Verde, Angola, Cuba e Israel não admitem artigo.

d) Na formação do grau superlativo relativo.
Tive os professores mais competentes.
Tive professores os mais competentes.

NÃO SE USA ARTIGO DEFINIDO:

a) Antes de nomes de pessoas.
Quincas Berro D’Água é personagem de um romance de Jorge Amado.

b) Depois do pronome relativo cujo (e suas flexões).
Autores cujos livros já li.

c) Antes da maioria dos nomes de cidades.
Salvador é linda.
Paris é muito elegante.

Observação: Se o nome de lugar que não admite artigo vier qualificado, passa a admitir artigo.
Visitei a velha Salvador.
Estava na Roma antiga.

d) Antes de pronomes de tratamento.
Vossa Excelência viajará hoje.

e) Antes do pronome indefinido todo, no sentido de "qualquer".
Ele lê todo livro de ficção científica. (qualquer livro)

Observação: Quando a palavra "todo" tem sentido de totalidade, admite artigo.
Ele leu todo o livro. (o livro inteiro)

Observação: É facultativo o uso do artigo antes de pronomes possessivos.
Deixei meu livro sobre a estante. Deixei o meu livro sobre a estante.

☆☆☆

ARTIGOS INDEFINIDOS

Determinam os substantivos de modo impreciso, vago.
Acompanham nomes aos quais não se havia feito referência anterior.
Flexionam-se em gênero e número.

São eles:

Masculino singular: um
Masculino plural: uns
Feminino singular: uma
Feminino plural: umas

EMPREGO DO ARTIGO INDEFINIDO:

a) Usa-se antes de numerais, para indicar quantidade aproximada.
Deve ter uns cem livros na minha estante.

b) Uso facultativo antes do pronome indefinido "certo".
Comprei certo dicionário.
Comprei um certo dicionário.

OBSERVAÇÃO GERAL:
O artigo serve para substantivar (tornar substantivo) qualquer palavra ou expressão que acompanhe.

Exemplos:
O “sim” é uma palavra que expressa afirmação. (não vira substantivo)
Quem ama o feio, bonito lhe parece. (feio vira substantivo)
Provavelmente você já deve ter ouvido aquela frase: “Somos um”. E a explicação para isso é que a ciência já provou que tudo no Universo é energia. Tudo o que existe é originado de uma mesma fonte, em diferentes níveis de energia, portanto realmente somos todos um.

Durante a nossa caminhada na Terra, vivemos o tipo de vida que nós atraímos. Não importa qual vida estamos vivenciando no momento presente, se boa ou ruim segundo a nossa concepção, mas nós a atraímos.

O interessante disso tudo é que atraímos situações ou pessoas que estejam vibrando na mesma harmonia que nós. Se estivermos com uma energia baixa e negativa, atrairemos mais do mesmo. É como uma orquestra sinfônica: só estarão juntos aqueles que tocam a mesma harmonia. Por isso devemos estar constantemente em boas vibrações! Quanto mais elevada a nossa vibração, melhor!
Gratidão 

A gratidão é fator primordial para elevar a vibração do corpo, melhorar a energia e atrair coisas positivas. Adote o hábito de agradecer por tudo o que você possui! Olhe ao seu redor e comece agradecer principalmente pelas coisas que você acha que são simples e naturais, mas agradeça! Seja uma pessoa infinitamente grata! Não fique focado no que lhe falta; foque que no você já possui! Foque no positivo, no belo e no bom! Procure ver o lado bom de tudo! E não espere para agradecer apenas quando você conseguir aquilo que tanto deseja! Agradeça neste momento! Você está vivo! Apenas isso já é o suficiente para a gratidão! Somente assim você estará pronto para receber mais. “Agradeça o pouco e o muito lhe será dado!”.

Afirmações positivas 

As afirmações são interessantes, pois, enquanto você as repete, o seu subconsciente as registra. Caso faça isso frequentemente, com o passar do tempo você acreditará que é verdade e passará a agir como tal, consequentemente atraindo situações que estejam na mesma harmonia. Então todos os dias repita para si mesmo que você é único, magnífico, abençoado, protegido, maravilhoso, forte, saudável e que tem o direito de conquistar tudo o que existe de melhor no Universo! Se você está aqui, significa que o Criador assim determinou. Honre isso! E esteja ciente de que o melhor virá dia após dia!
Risadas 

Uma das melhores maneiras de abençoar o nosso corpo é dar boas risadas. Traga o riso para a sua vida! Junte-se a pessoas divertidas! Assista a coisas engraçadas com frequência! Caso faça isso, você verá como o seu corpo melhorará dia após dia!

Dançar

Dançar é maravilhoso! Quando dançamos, a nossa alma se expressa de maneira livre! Por meio da dança sentimos a vida esquecemos as preocupações, o que nos liberta do estresse e das obrigações. Além de tudo, dançar faz bem para a saúde do corpo e nos mantém em forma.

Não importa onde, se é em uma festa, na academia ou dentro da própria casa. Só é preciso ligar a música e fluir com ela!

Alimentação saudável 

Adote uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes. Evite frituras, açúcares, alimentos industrializados e fique bem longe dos refrigerantes! Beba muita água! Um corpo saudável contribui, sem sombras de dúvidas, para uma melhor energia e disposição.

Escolha algumas dessas dicas – ou encontre outras que você preferir – e coloque-as em prática! O seu sucesso está em suas atitudes! Atitude é o segredo! Para mudar é preciso força de vontade, coragem e disciplina! Siga em frente! Seu destino está em suas mãos.
ORIGEM DA PALAVRA INFERNO

A palavra inferno é de origem latina e foi acrescentada posteriormente por Jerônimo em sua Vulgata:
__Infernus (de baixo)__ não teve apenas alteração ortográfica, perdeu a sua função adjetiva após ser substantivada para designar sepultura, que realmente é um lugar inferior.

Como a sepultura é lugar de mortos, e os povos primitivos acreditavam que ao morrer o homem, após sepultado, vai sofrer um suplício pelos seus pecados ou vai ter o gozo merecido por sua justiça, o Cristianismo Romano passou a considerar inferno como lugar de tormento eterno das almas.

Quando Jacó disse: “Meu filho não descerá convosco; seu irmão é morto, e ele ficou só; se lhe sucede algum desastre no caminho por onde fordes, fareis descer minhas cãs com tristeza à sepultura” (Gênesis, 42: 38 AA), ele usou a palavra hebraica sheol, traduzida para o grego hades, e para o latim infernus.

Veja Salmos l6:l0, “Porque não deixarás a minha alma no inferno (sheol), nem permitirás que teu Santo veja corrupção” (Sal. 15: 10 PAPF).

A versão Almeida atualizada traduz sheol por morte. As versões antigas traduziam sempre por inferno.

Em atos 2: 27, Pedro citou o texto como referente à ressurreição de Cristo, traduzindo sheol para hades, que na Tradução do Padre A. P. de Figueiredo consta inferno. A mesma palavra usou Jó ao desejar que Deus o encobrisse no inferno (sheol) (Jó, 14: 13).

Um antigo catecismo católico, que eu lia na infância, dizia que Cristo “desceu ao inferno e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos”. Ainda em minha infância, conheci a nova versão, que dizia “desceu à mansão dos mortos”, dando-me uma idéia mais nítida de que inferno era a sepultura.

Certa vez uma colega minha me disse que “Jesus quando morreu ficou três dias no inferno lutando contra o Diabo em favor do homem”. Ela apenas havia lido a frase “não deixarás minha alma no inferno, nem permitirás que teu santo veja corrupção”, que significa não me deixarás na sepultura, nem permitirá que teu santo se desfaça, ou apodreça. Pedro citou o texto em Atos 2, para afirmar que Cristo foi sepultado e ao terceiro dia foi ressuscitado.

Mudanças no sentido da palavra Inferno:

O Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento diz a respeito do uso da palavra inferno para traduzir as palavras originais do hebraico Sheol e do grego Hades. (Bíblia): Hades - Corresponde a Sheol no Antigo Testamento. Na Versão Autorizada do A.T. e do N. T., foi vertido de modo infeliz por Inferno.

A Enciclopédia da Collier diz a respeito de Inferno: Primeiro representa o hebraico Seol do Antigo Testamento, e o grego Hades, da Septuaginta e do Novo Testamento.

Sheol, nos tempos do Antigo Testamento, se referia simplesmente à habitação dos mortos e não sugeria distinções morais, a palavra ‘inferno’, conforme entendida atualmente, não é uma tradução feliz.

O Terceiro Novo Dicionário Internacional de Webster diz: Devido ao entendimento atual da palavra inferno (Latim Infernus) é que ela constitui uma maneira tão infeliz de verter estas palavras bíblicas originais.

A palavra inferno não transmitia assim, originalmente, nenhuma idéia de calor ou de tormento, mas simplesmente de um lugar coberto ou oculto (de helan, esconder).

A Enciclopédia Americana diz: Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades e Geena pela palavra inferno.

A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.

O significado atribuído à palavra inferno atualmente é o representado em A Divina Comédia de Dante, e no Paraíso Perdido de Milton, significado este completamente alheio à definição original da palavra. A idéia dum inferno de tormento ardente, porém, remonta a uma época muito anterior a Dante ou a Milton.
As experiências... o que se ouve, se vê... tudo soma, é aprendizado.
Eu, na condição de aprendiz... sou eternamente grato à vida por todo o pedaço de hora, toda boa palavra... por toda lição.
Eu sou um pouco de todas essas vivências... que me tocam profundamente... que trazem alguém ou alguma coisa para iluminar minha mente e deixar um sopro de amor e de luz no meu coração.

Sem sentido, a vida não tem brilho, o caos não nos amadurece, a cultura não nos remete à sabedoria. Sem propósito, a mesa, por mais farta que seja, nutre o corpo, mas deixa faminta a alma. Sem propósito, vivemos num campo de concentração mental, ainda que rodeado por jardins. Não tenha medo de morrer, tenha medo de viver uma existência sem sentido.

- Via Leoney Cardoso
@leoney7
O PORQUÊ DO NÃO USO DAS SETAS (Paulo Cesar)

Após muita pesquisa acadêmica e de campo, enfim, foi descoberto o porquê de algumas pessoas não usarem a seta ao fazerem uma conversão.

Eis as seguintes razões:

1. O veículo é emprestado. Assim, o condutor já se sente constrangido em usar algo que não lhe pertence, fazendo uso também do combustível que talvez ele não vá pagar. Limita-se, portanto, a usar do veículo somente suas funções necessárias ao objetivo de sair e chegar ao seu destino;

2. O condutor acha-se indeciso quanto ao seu destino; por isso, com o intuito de não confundir os veículos que vêm atrás e provocar um possível acidente, evita usar as setas, porque não sabe qual direção pretende tomar e vai agindo por impulsos ou deduções repentinas;

3. O veículo possui muitos botões, tipo painel de avião, e o condutor sente-se temeroso de apertar um botão errado;

4. O veículo possui um outro tipo de sinalização que os condutores dos demais veículos desconhecem;

5. O condutor do veículo é muito econômico e deduz que o uso da seta consumirá muita energia da bateria e reduzirá o tempo de vida útil das lâmpadas;

6. O condutor do veículo é fascinado por livros e filmes de suspense e mistério e gosta de deixar as pessoas sem saber o que irá acontecer adiante;

7. O condutor do veículo acha que este tipo de coisa já não mais se usa atualmente;

8. O condutor do veículo ainda não sabe que o mesmo possui este recurso;

9. Ambas as lâmpadas estão queimadas;

10. Ambas as lâmpadas foram furtadas por um noia qualquer;

11. O condutor do veículo "priva pela privacidade" e não gosta que ninguém conheça detalhes de sua vida ou saiba que decisão está prestes a tomar;

12. O veículo está sendo dirigido por um bandido que o roubou;

13. O circuito de sinalização teve o seu fusível queimado, de modo que a corrente não passa pelo fio de alimentação positivo.

Enfim, após uma longa e difícil trajetória, associada a muitos recursos para investimento neste labor, chegaram os especialistas a estas espetaculares e merecidas descobertas, as quais serão de grande valia para a nossa e futuras gerações.

Talvez algumas outras razões ainda sejam descobertas, o que, certamente, requererá muito tempo e investimento financeiro, mas, para o momento, estas descobertas elucidam este grande e antigo mistério, que intriga, há muito tempo, as nossas mentes limitadas e pequenas.
"Se não posso ser o melhor
quero apenas ser.
Quero florescer alegria;
Quero semear união;
Quero distribuir abraços sinceros;
Quero poder passear pela felicidade
com qualquer tempo em qualquer idade.
Mas não sou tão jovem a vagar por
experiências e curiosidades
Hoje tenho a vivência.
Me levo pela paciência.
Meu olhar no silêncio tudo fala.
E quando sinto, minha alma não
se cala à declarar-te os porquês
do meu coração à suspirar.
E quando me acolhe em teus braços
não tenho tempo para o depois.
Minha vida é agora.
Minha palavra é verdadeira.
Meu olhar vigilante.
E o tempo? Este se tornou meu amigo.
Para não correr perigo não me apresso.
Apenas vivo."

- Via Leoney Cardoso
@leoney7
2024/09/30 11:40:05
Back to Top
HTML Embed Code: