Telegram Web Link
É provável que você já saiba que nesta sexta, dia 21 de junho, comemora-se o dia internacional do Yoga. O que talvez você ainda não saiba é que o Yoga é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS.

O Yoga faz parte de um conjunto de práticas que são oferecidas na rede de saúde pública aos usuários por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), política que, em maio de 2024, completou 18 anos.

A partir do acolhimento por um profissional de saúde da rede, é possível ter acesso à prática do Yoga nos serviços e se beneficiar de um cuidado humanizado e integral.

Yoga é uma prática corporal e mental, de origem oriental, utilizada como técnica para beneficiar corpo e mente.

Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para se informar melhor sobre outras práticas terapêuticas oferecidas no SUS, ou acesse: bit.ly/MSaudePICS

Compartilhe esse conteúdo.
💙 Saúde a toda hora!

A Força Nacional do SUS (FNS) já soma mais de 15 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, que sofreu a maior tragédia climática da sua história. 🎧 Neste episódio, Rodrigo Stabeli, coordenador da Força Nacional do SUS, contou como o Ministério da Saúde tem agido no estado, tanto no planejamento quanto nas ações adotadas. Acesse o episódio: bit.ly/3xuEi0U

#MinistériodaSaúde #PapoSaúde #ForçaNacionaldoSUS #RioGrandedoSul
📢 Últimos Dias!

📆 Municípios, estados e entidades privadas sem fins lucrativos podem cadastrar, até o dia 25 de junho, projetos de reconstrução para o Rio Grande do Sul na plataforma Invest-SUS.

🏥 Pela plataforma é possível solicitar a reforma de unidades de saúde, aquisição de equipamentos e construção de novas unidades.

🛠️ O Ministério da Saúde vai priorizar as áreas em estado de calamidade e emergência nesse processo de reconstrução.

📲 Acesse o site https://investsus.saude.gov.br/ e participe!

#RS #InvestSUS #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Você atua ou mora em território de periferia?

Faça parte do novo canal do Ministério da Saúde na plataforma Whatsapp e receba informações sobre saúde exclusivas para territórios periféricos urbanos e rurais. O objetivo é ampliar o diálogo com lideranças e multiplicadores a partir da disponibilização de conteúdos adequados à realidade e diversidade das comunidades em todo o Brasil.

▶️ Para fazer parte do canal, acesse: https://bit.ly/4ezwA6k

Seu apoio pode fazer toda a diferença!
🤔 Cigarro eletrônico é menos prejudicial que o convencional?
 
Apesar das desinformações, o fato é que esses dispositivos são tão maléficos à saúde quanto qualquer outro produto derivado do tabaco. Isso porque a maioria deles possui a nicotina, que causa dependência, e outras substâncias tóxicas prejudiciais à saúde. Confira mais informações: bit.ly/3RDeqXm
 
Continue acompanhando as redes do Ministério da Saúde para saber mais sobre o assunto.
 
#Tabagismo #DiaMundialSemTabaco #Tabaco #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, importação e propaganda de qualquer dispositivo eletrônico para fumar no Brasil. Em 2024, foram acrescentadas as proibições de fabricação, distribuição, armazenamento e transporte de todos estes dispositivos.

Caso você conheça algum ponto de comercialização desses dispositivos, entre em contato com a vigilância sanitária da sua região e denuncie: https://bit.ly/3RCGNFm

Quer parar de fumar? O SUS pode te ajudar. Procure a unidade de saúde mais próxima: https://bit.ly/3zbc3op
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda de coloração da pele.

🔍 As causas da doença não estão bem estabelecidas, mas fenômenos autoimunes podem estar relacionados. Traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

🤝 Muitas pessoas com vitiligo sofrem com preconceito e insegurança devido à condição. É fundamental promover a conscientização na sociedade e fortalecer a autoestima dessas pessoas. Além de combater as informações incorretas, como o mito de que o vitiligo é contagioso.

🏥 Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua região para acolhimento, diagnóstico, tratamento e demais informações.

Saiba mais em: gov.br/saude

#Vitiligo #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
🧔 A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, mais conhecida como andropausa, é a diminuição da produção do principal hormônio masculino, a testosterona.

🧑‍🦳 Pode aparecer a partir dos 40 anos e apesar de a diminuição hormonal ser um processo natural do envelhecimento, alguns homens podem apresentar níveis de testosterona muito baixos, sendo necessário procurar atendimento médico para avaliação.

🔍 Os sintomas incluem: cansaço excessivo, diminuição da libido, irritabilidade, disfunção erétil, perda de massa muscular, dentre outros.

🏃‍♂️ Para reduzir os sintomas, é fundamental adotar hábitos saudáveis. Você pode fazer o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) pela equipe de Saúde da Família.

Saiba mais em gov.br/saude

#Andropausa #SaúdeDoHomem #PNAISH #MinistériodaSaúde
🤔 O que você sabe sobre cigarros eletrônicos?
 
🔎 Se você não conhece muito sobre o assunto, o Ministério da Saúde te explica! O importante é se informar e não cair em desinformação, fake news ou armadilhas.
 
Clique no link e confira mitos e verdades sobre os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF): https://bit.ly/3Vy9nc4
O Ministério da Saúde incorporou o primeiro medicamento para tratamento de demência associada ao Parkinson!

🩺 Com recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o tratamento com rivastigmina tem se mostrado eficaz para o controle dos sintomas cognitivos da doença.

⚠️ Os principais objetivos do tratamento são deter a progressão do quadro e diminuir sintomas associados. O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, e cerca de 30% das pessoas que vivem com a doença desenvolvem demência por associação. Saiba mais em gov.br/saude ou acesse bit.ly/4eEIufm.

Parkinson #Demência #Medicamento #SUS #MinistériodaSaúde
🤲 O CAPS oferece atendimento multiprofissional e cuidado terapêutico, humanizado e em liberdade, destinados a pessoas em sofrimento psíquico intenso e persistente, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).

👥O atendimento pode ser iniciado por escolha própria ou encaminhado por qualquer serviço de saúde. Esses centros oferecem atividades individuais e em grupo, com possibilidade de participação dos familiares.

E o melhor, estão disponíveis em todos os estados do Brasil! 

📍 Lembrete: O Ministério da Saúde reforça a importância de respeitar todas as pessoas que lutam para a melhoria da sua saúde. 

Para mais informações, acesse gov.br/saude

#CAPS #SaúdeMental #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Participam do programa Alda Maria Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, e Aline Cândida do Carmo, do Núcleo de Vigilância Ambiental do Recanto das Emas do Distrito Federal.

📹 Estreia hoje, 27, às 19h. Não perca!
Link de acesso: https://youtu.be/oADuDP4Zs2A

⚠️ Você é agente? Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e fique por dentro de notícias e informações importantes: https://bit.ly/3zmuab4
💻 Confira o novo painel de monitoramento da poluição atmosférica e saúde humana!

Lançada nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Meio Ambiente, a ferramenta traz uma série de informações relevantes para a saúde pública, como os impactos de determinados poluentes atmosféricos no desenvolvimento de doenças respiratórias, cardíacas e outras!

➡️ Para conferir a novidade, acesse: https://bit.ly/4bpuEuv
O desenvolvimento e aprendizagem das crianças brasileiras serão incentivados a partir da nova Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. Assinado nesta semana pelo presidente Lula, o Marco Legal estabelece uma política conectada aos serviços de saúde do SUS com eixos que garantem o pleno desenvolvimento até aos 6 anos de idade. 👶🇧🇷

📝 O decreto também criou o Comitê Intersetorial da Política Nacional Integrada para Primeira Infância (CIPPI), que estabelece diretrizes e acompanha as ações para o desenvolvimento da política.

🤝 O decreto da Política Nacional Integrada para Primeira Infância (PNIPI) foi assinado em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). O grupo se debruça na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento integrado em várias frentes para o Brasil.

Saiba mais em https://bit.ly/3zn3ebj
🎣 No Brasil, 66% dos povos das águas já são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família.

🐟 Agora, a partir do Protocolo de Intenções assinado pelos ministérios da Saúde e da Pesca e Aquicultura, ficará ainda melhor. A iniciativa vai permitir a elaboração de políticas públicas para a melhoria da saúde dos povos e das comunidades tradicionais do Brasil.

💧 Como parte dessas articulações, no dia 5 de julho, será realizada uma oficina de trabalho para discutir o acesso dos povos das águas à saúde e subsidiar as ações futuras da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) para essas populações. Acesse o conteúdo completo: bit.ly/45IeivH

Saiba mais em gov.br/saude

#diadopescador #povosdaságuas #saúde #pescadores #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
😊 Você não está sozinho! O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma rede de apoio com equipes multiprofissionais para cuidar de você.

🤲 Reconhecer que precisa de ajuda pode ser difícil, mas buscar o tratamento adequado ajuda no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida.

🏥 A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o cuidado em saúde mental devido à sua ampla presença e ao conhecimento da comunidade e de seus determinantes sociais. Confira mais informações aqui: bit.ly/3VPX4YP

Saiba mais em gov.br/saude
🚨 Atenção, ACS e ACE! Hoje (1°/7), é o último dia de inscrições para novas turmas do Programa Mais Saúde com Agente.

São 180 mil vagas disponíveis para se tornar técnica(o) em Agente Comunitário de Saúde ou em Agente de Combate às Endemias. Os cursos são uma oportunidade para agentes de saúde se tornarem técnicas(os) e continuarem desempenhando o papel relevante de fortalecimento do SUS.

Para fazer a inscrição, é necessário: possuir formação de nível médio, estar cursando o último ano do Ensino Médio ou estar matriculada(o) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio; e ter conta gov.br.

⚠️ Para agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrição.

🖥️ As inscrições devem ser feitas pela página do programa: https://bit.ly/3zy7Pr0
O Ministério da Saúde vai investir mais de R$ 17,4 milhões em projetos para atenção à saúde de pessoas com deficiência. São 15 novas parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

A iniciativa busca ampliar o cuidado e a oferta de atendimentos no SUS para essas pessoas por meio de projetos assistenciais, qualificação profissional e pesquisa.

As parcerias com as instituições têm por objetivo a execução de ações na área da reabilitação ou habilitação da pessoa com deficiência (PCD), de diagnóstico diferencial, identificação e estimulação precoce, com previsão de mais de 123 mil atendimentos.

Saiba mais em bit.ly/3RRikMC
Conheça as novidades do novo edital do Programa Mais Médicos!

🩺 3 mil vagas, aumento da bolsa para profissionais, além de reformulações do programa para formação, benefícios para atuação em regiões vulneráveis, licença maternidade e apoio a médicos formados com auxílio do FIES.

Além do amento da bolsa, o edital conta com cotas para PCD e grupos étnico-raciais. Há regras inclusivas, também, para participação de brasileiros e estrangeiros formados no exterior.

Confira o novo edital e compartilhe! Acesse já: bit.ly/4cHpdYO

#MaisMédicos #SaúdeParaTodos #SUS #SaúdeÉumDireitoSeu
Desde o início das operações no Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS realizou mais de 20 mil atendimentos à população afetada pelas fortes chuvas. Além de quatro hospitais de campanha, a equipe se dedica a diferentes tipos de atendimento. Confira:

🚑 Atendimentos Volantes são serviços de saúde realizados por equipes móveis em áreas de difícil acesso. Já foram 4,9 mil atendimentos em cidades como Porto Alegre, Canoas e Pelotas.

👨🏻‍⚕️ Atendimentos em Saúde Mental são um suporte psicossocial prestado pelas equipes para ajudar a população a lidar com o estresse e ansiedade. Foram 580 atendimentos psicossociais até agora.

🩺 Atendimento a Indígenas são cuidados especializados para as necessidades dessa população. Já foram 1.074 atendimentos realizados nos polos de Porto Alegre e Barra do Ribeiro.

A Força Nacional do SUS está junto com a população gaúcha, representando um Brasil que se une e trabalha para a reconstrução do estado!

#SUS #Saúde #ForçaNacionalDoSUS #SaúdeÉumDireitoSeu #RioGrandedoSul #FénoSUS
2024/09/29 21:35:47
Back to Top
HTML Embed Code: