Telegram Web Link
🚨 Atenção, gestantes!

Se você mora na região amazônica, faça o teste de malária durante o pré-natal.

A malária é uma doença grave, então confira aqui como proteger você e seu bebê da picada do mosquito e quais são os sintomas da doença. 🤰👶

O teste e o tratamento adequado para malária são disponibilizados pelo SUS e não trazem riscos para o bebê, então procure uma unidade de saúde e faça o teste!

Curtiu essa informação de saúde? Compartilhe para proteger mais mamães!
As inscrições para os projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde foram prorrogadas! Agora, elas podem ser feitas até o dia 3 de maio.

📌 Para se inscrever em algum dos três projetos disponíveis por meio da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), basta acessar o site proadi-sus.org.br ou copiar e colar o seguinte link no seu navegador: https://bit.ly/43XBHIs

Iniciativas assim fortalecem o SUS e ajudam a construir ações mais eficientes pela saúde de todos. Participe!

#PROADISUS #AssistênciaSaúde #Saúde #SUS #MinistérioDaSaúde #GovernoFederal
 O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para uma onda de calor em diversos estados do Brasil. Em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, a onda deve ocorrer até quarta-feira (1º), e no Rio de Janeiro deve ter início na quarta e ir até o dia 5. A previsão é que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média.
 
Cuide-se!

🔅Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
🔅Beba água ou sucos naturais para evitar a desidratação.
🔅Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas.
🔅Diminua os esforços físicos.
🔅Use protetor solar com FPS 30 ou mais.
🔅Bebida alcoólica causa desidratação. Cuidado!
🔅Crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede, por isso, ofereça água.

🚑 Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou disque 192 para o SAMU em caso de sintomas como: pulsação rápida e forte, transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náusea, dor de cabeça, cãibras e diarreia.

🙂 Compartilhe as dicas com os amigos.
👷 O Ministério da Saúde atua constantemente para que cada trabalhador e cada trabalhadora do país tenham mais acesso à saúde no dia a dia!

📌 Para essa missão, as ações de vigilância à saúde que promovem a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador são essenciais e fazem a diferença. Acesse a página www.gov.br/saude e saiba mais sobre essas e outras ações!

#DiadoTrabalhador #Trabalhadora #Trabalhador #Saúde #SUS #MinistériodaSaúde
💉 Já se vacinou contra a gripe por aí?

A partir desta quarta (1°), toda a população acima de seis meses de idade poderá ter acesso à vacinação contra a gripe a depender da situação em cada localidade, do estoque existente e da estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde.

📌 Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e vacine-se!

#VacinaDaGripe #Gripe #Influenza #MinistérioDaSaúde #VacinasSalvamVidas #VivaOSUS
👩‍⚕️ A Força Nacional do SUS está com o cadastro para profissionais voluntários aberto!

📌 Se você tem interesse em ajudar as vítimas atingidas pelas enchentes e inundações na Região Sul, voluntarie-se pelo formulário de inscrição disponível a seguir: http://bit.ly/BancoDeVoluntario

🔎 Para conhecimento: a Força Nacional do Sistema Único de Saúde é um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a determinadas situações, como desastres ambientais.
Hoje (08/05) é o Dia D Mais Saúde Bucal na Escola!

Uma ação especial, parte do Programa Saúde na Escola (PSE), para cuidar dos sorrisos e garantir que a saúde bucal dos alunos esteja sempre em dia 😁

As atividades do Dia D incluem
🔹 Promoção da saúde bucal: Ensinando os alunos a cuidar dos seus sorrisos por meio de limpeza, escovação e uso de fio dental
🔸 Prevenção: Um levantamento para ver como anda a saúde bucal da galera, e, se precisar, aplicação de flúor para deixar os dentes ainda mais fortes
🔹 Recuperação: Selamento das cavidades de cárie (tratamento restaurador atraumático) para quem precisar

#DiaDMaisSaúdeBucalNaEscola #SaudeBucal #BrasilSorridente
🔸 Envio de kits emergenciais com medicamentos e insumos:
Foram enviados 20 kits compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada — como luvas, seringas, ataduras e outros —, suficientes para atender, no total, 30 mil pessoas durante um mês.

🔸 Destinação de recursos e pagamento de emendas parlamentares:
Foi autorizado o pagamento de R$ 540 milhões em emendas parlamentares para o Estado, além da liberação de recursos emergenciais para atendimento na Atenção Primária, Especializada e Vigilância em Saúde.

🔸 Instalação de Centro de Operações de Emergência (COE):
O objetivo do COE é organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas na região.

🔸 Instalação de três hospitais de campanha:
Unidades de atendimento foram instaladas em Estrela, Canoas e São Leopoldo para dar suporte ao atendimento de casos de média complexidade.

🔸 Envio de profissionais para atendimentos:
Foram enviados 60 profissionais da Força Nacional do SUS para atendimento em todas as áreas afetadas, além de profissionais para atendimentos aéreos.

🔸 Apoio aos Hospitais de Excelência:
Foram enviados insumos, medicamentos e profissionais especialistas aos hospitais Moinhos de Vento, Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Beneficência Portuguesa e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

🔸 Articulação com a PRF, secretarias de saúde e hospitais:
O Ministério da Saúde fez a articulação do Serviço Aeromédico da Polícia Rodoviária Federal com o SAMU. Foi realizada também articulação para evitar desabastecimento e fortalecer a retaguarda em hospitais afetados com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e hospitais.

🔸 Priorização de portarias:
Priorização de portarias com outras demandas do estado que estavam em análise (Teto MAC e habilitações de serviços).

📲 Acesse gov.br/saude para acompanhar mais informações sobre o trabalho realizado.
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
🚨 O *Ministério da Saúde* está concentrando esforços nas ações emergenciais de suporte à população do *Rio Grande do Sul (RS)*, devido às chuvas intensas e as inundações no estado. 🏥

🛩️ Nesta quarta-feira (8/5), mais *profissionais* da pasta embarcaram para a região com o objetivo de reforçar o atendimento em saúde nos municípios gaúchos, além do envio de *medicamentos e insumos*. 📦💉💊

🫱🏻‍🫲🏽 Todas as ações são coordenadas pelo *Centro de Operação de Emergências (COE)* instalado para organização e controle das medidas.

📲 Acompanhe as atualizações sobre medidas do Ministério da Saúde para suporte ao RS em e *gov.br/saude* e nas redes sociais:

IG: instagram.com/minsaude
FB: fb.com/minsaude
X: twitter.com/minsaude
TK: tiktok.com/@minsaudebr
KW: kwai.com/@minsaude
📘 Já está disponível a cartilha “Evite mais riscos em situações de desastres ou emergências - Cuidados com a água e os alimentos”!

📌 Tire dúvidas ou conheça informações essenciais para se prevenir de doenças que podem surgir a partir de enchentes e inundações: https://bit.ly/4b4r0XF

🙏 Compartilhe esse conteúdo e faça-o chegar a quem precisa.

#Cartilha #Enchente #Emergência #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Foram entregues as primeiras doses da vacina atualizada da covid-19! 💉

A distribuição começou nos estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso e, em seguida, está prevista para seguir para os estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.

🚨 Todas as demais unidades da federação receberão ao longo das próximas semanas 🚨

A vacinação contra a Covid-19 é indicada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos. 📅

Também é recomendada uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

#TaTranquiloTaVacinado #VacinaÉVida #Covid19
⚠️ O Ministério da Saúde irá garantir o repasse da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o estado do Rio Grande do Sul e 418 municípios, incluindo aqueles que, devido às enchentes, tiverem dificuldade para fazer a atualização dos dados.

📌 Além disso, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, vai antecipar R$ 30 milhões para que os entes federados possam efetuar o pagamento dos profissionais da enfermagem, entendendo a importância da categoria para a saúde e a vida das pessoas atingidas pelo desastre.

🔎 Os municípios gaúchos que ainda não estão inscritos no InvestSUS e que fizerem a inserção dos dados até o dia 21 de maio também poderão ser contemplados, desde que aptos. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 79 ainda não solicitaram a assistência.

➡️ Para saber mais, acesse gov.br/saude

#SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal #RioGrandedoSul
O Ministério da Saúde elabora um plano para atendimento de saúde mental no Rio Grande do Sul, que vai balizar toda a assistência. O documento terá três eixos: um totalmente focado na população; outro cuidará da saúde mental dos trabalhadores que estão atuando na tragédia; e o terceiro com diretrizes para os gestores do estado e dos municípios, para que possam estabelecer uma rede de atendimento continuada.

No último sábado (11), chegaram a Porto Alegre mais quatro psicólogos que vão atuar nos atendimentos da população gaúcha. Os profissionais chegaram a Canoas (RS) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Desde o início da tragédia, a pasta tem disponibilizado atendimento psicossocial na região. O trabalho é feito por equipes volantes em unidades médicas e abrigos.

#SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal #RioGrandedoSul
🚨ATENÇÃO! Expandimos as doações para as agências de todo o Brasil! 💙💛

Com a ampliação, mais de 10 mil unidades em todo o País passam a receber a doação de itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Os Correios também são responsáveis pelo transporte desses donativos aos moradores do estado gaúcho, por meio de suas carretas.

#repost @correiosBR
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS), publicou nota técnica sobre a remoção de barreiras de acesso aos antivirais durante a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Dentre outras medidas, a nota orienta que, para garantir a oferta de antivirais para pessoas com hepatites B e C, de profilaxia pré-exposição (PrEP) e de tratamento antirretroviral (Tarv) para as pessoas vivendo com HIV ou aids, a dispensação seja realizada mesmo que não seja na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) de origem do usuário, podendo ocorrer, inclusive, em outra Unidade Federativa (UF).

Além disso, orienta-se que a dispensação aconteça mesmo em situações como ausência ou vencimento da validade de receitas, sem a necessidade de exigência, neste momento, de exames de carga viral.

Para saber mais, acesse gov.br/saude
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
Durante os atendimentos em abrigos no Rio Grande do Sul, profissionais da Força Nacional do SUS criam técnica para uso do Salbutamol.

Em um momento de emergência, devido a dificuldade de acesso ao local causado pelas chuvas e inundações, foi desenvolvida uma técnica que assemelha a função de espaçadores para o uso de bombinhas de Salbutamol, para crianças.

A técnica permite que as crianças que já fazem o uso da medicação continuem com o tratamento, auxiliando no controle de asma, bronquiolite, broncoespasmo e demais condições que necessitam do uso da medicação.

Confira no vídeo!

#MinistérioDaSaúde #SUS #ForçaNacionalDoSUS
2024/09/30 11:41:33
Back to Top
HTML Embed Code: