Telegram Web Link
O Ministério da Saúde expandiu a assistência às pessoas em situação de rua e às que vivem em regiões rurais, de floresta e ribeirinhas, chegando a mais de 1,4 milhão de atendimentos em 2023. As ações fazem parte das estratégias do Consultório na Rua e Saúde da Família Ribeirinha, que buscam levar assistência em saúde às populações em situação de vulnerabilidade. 
 
Para ampliar o serviço, o Ministério reforçou as equipes de atendimento às pessoas em situação de rua e à população ribeirinha em mais de 50% e 27,5%, respectivamente. As equipes são multiprofissionais, formadas por agentes sociais, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais ou terapeutas ocupacionais, cirurgiões-dentistas, entre outros profissionais.
 
Acesse gov.br/saude e saiba mais!
 
#Equidade #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Atenção, profissionais de saúde! Fiquem ligados nessa oportunidade de capacitação!

O curso de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, é baseado Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Sendo assim, os conteúdos tratam da promoção da equidade e melhoria das condições e dos modos de viver, ampliação da potencialidade da saúde individual e coletiva e redução de vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

Entre os eixos temáticos estão o monitoramento e avaliação, com diversas abordagens na geração e na análise das informações sobre as condições de saúde individual e de grupos populacionais, para orientar decisões, intervenções, e desenvolvimento de políticas públicas de saúde e de qualidade de vida.

Para se inscrever, acesse unasus.gov.br
O Ministério da Saúde criou, em 2003, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que deu um importante passo na integração entre ensino e serviço ao instituir, em 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Graças à PNEPS, profissionais e trabalhadores da saúde têm acesso à qualificação e à transformação das práticas na área para fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS.

#MinistériodaSaúde #SUS #Saúde #EducaçãoPermanente
Gestor, você tem interesse em implementar farmácias vivas na sua região? Esse evento é para você!

🌿🏥 As inscrições para projetos de farmácias vivas no SUS em todo o Brasil estão abertas até 19 de abril! Para auxiliar na elaboração dos projetos submetidos ao edital, o Ministério da Saúde promoverá oficinas para orientar os gestores da saúde sobre os critérios.

A primeira oficina ocorrerá no dia 18 de março e vai esclarecer quem pode participar do edital de farmácias vivas 2024. Já a segunda oficina, no dia 19 de março, abordará as boas práticas na elaboração do plano de trabalho. Ambas as atividades terão início às 15h e serão transmitidas por meio do canal do DataSUS no YouTube.

Com esta iniciativa, o Ministério da Saúde busca garantir o acesso dos usuários do SUS a fitoterápicos de qualidade, segurança e efetividade. O chamamento público, divulgado no Diário Oficial da União, destinará R$ 5,5 milhões para financiar projetos alinhados aos sete eixos estruturantes e prioritários. 💊🌱

✍🏿 Gestor, inscreva-se por meio do link: bit.ly/processo-seletivo-Farmacias-Vivas.

🔴 Participe da primeira oficina: bit.ly/oficina-edital.

🔴 Participe da segunda oficina: tinyurl.com/2um8x8sm.
Se você é técnico ou tecnólogo em Radiologia, se liga na oportunidade!

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização em Mamografia. Com carga horária de 60 horas, a iniciativa busca atualizar os profissionais para a realização do exame, conforme a legislação vigente.

Para participar, o interessado deve ter vínculo empregatício no qual realiza o exame de mamografia. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/CursoMamografiaINCA.

Marque aqui nos comentários o seu colega técnico ou tecnólogo em Radiologia para ele também aproveitar a oportunidade!

#CapacitaSUS #Capacitação #Mamografia #Radiologia #SUS #MinistérioDaSaúde
🚨 A capacitação de profissionais da saúde para situações de desastres é fundamental para garantir a proteção da população.
Os profissionais que participarem do Curso Básico de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres vão aprender sobre percepção de riscos, análise de ameaças, identificação das vulnerabilidades do território e operacionalização de respostas frente a desastres associados à saúde.

O curso é voltado a profissionais de nível superior ou técnico que atuam nos órgãos públicos de saúde, direta ou indiretamente envolvidos com emergências em saúde pública.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de março. Não perca essa oportunidade e se inscreva: bit.ly/curso-CBVD

#VigilânciaemSaúde #Desastres #Capacitação #SUS #MinistérioDaSaúde #GovernoFederal #OSUSCuidadeVocê
Devido ao temporal que provocou vítimas no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22), o Ministério da Saúde, em coordenação com a Defesa Civil Nacional, está intensificando os esforços para garantir apoio às vítimas.

O objetivo é fortalecer a resposta às emergências que possam ocorrer neste final de semana. Estão previstas chuvas intensas em áreas do Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, região sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

O trabalho preventivo serve para gerar menos impactos aos serviços de saúde e à infraestrutura urbana, garantir atendimento de saúde e disponibilizar insumos e medicamentos às vítimas.

Leia a matéria completa: bit.ly/chuvas-rj

#Chuvas #RiodeJaneiro #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
Novos municípios irão receber a vacina da dengue!

Mais de 56% das pessoas elegíveis para receber a vacina não foram se vacinar. Por isso, até abril, as doses restantes serão redistribuídas para 165 novos locais. O remanejamento será detalhado em nota técnica, divulgada no site do Ministério da Saúde.

Lembrando que o imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

📢 E atenção: mesmo com a vacinação, o foco ainda precisa estar na eliminação do mosquito! Dedique 10 minutos semanais para acabar com a água parada na sua residência e nas redondezas.

#Dengue #AedesAegypti #SUS #10MinutosContraADengue
Nesses 20 anos de Brasil Sorridente, milhões de pessoas foram impactadas pelo acesso gratuito a serviços odontológicos no SUS.

A porta de entrada para o atendimento é pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conforme a necessidade, o paciente é encaminhado para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. No caso do Heitor, o trabalho em conjunto de profissionais de diversas áreas da saúde possibilitou não apenas qualidade de vida, mas também um aguardado transplante de coração. Quer entender como? Confira a história dele no vídeo.

Saiba como cuidar da saúde bucal no SUS. Acesse: bit.ly/BrasilSorridente20Anos

#BrasilSorridente #SaúdeBucal #SUS
Todo mundo tem que ter atenção na hora de procurar e eliminar focos de mosquito dentro de casa. Até mesmo na casa mais vigiada do Brasil!

O clima no programa pode parecer brincadeira, mas o #CombateAoMosquito é coisa séria. Então, faça como os brothers e sisters: todo mundo junto, eliminando os criadouros do mosquito dentro de casa e nos arredores.

Confira a ação hoje (02/04, terça-feira), às 22h25 na Globo.
E acesse gov.br/mosquito para saber mais sobre #CombateÀDengue

#BrasilUnidoContraADengue #Dengue #10MinutosContraADengue
2024/10/01 11:27:52
Back to Top
HTML Embed Code: