Telegram Web Link
Embora a meta de vacinação infantil contra Covid seja de 90%, os dados mostram que estamos muito longe dessa realidade. Apenas 6% das crianças de 6 meses a 2 anos receberam o esquema completo de vacinação e 6,5% nas crianças entre 3 e 4 anos, ou seja, muito abaixo do ideal.

Esses números são um resultado direto da desinformação em torno da vacinação infantil contra a Covid. O compartilhamento de informações falsas gera hesitação vacinal e inúmeros riscos para a nossa saúde e a de quem amamos. Reforçando: todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras.

Vacinas salvam! Vacine quem você ama.

Recebeu algum conteúdo duvidoso?
Entre no site gov.br/saudecomciencia e confira suas fontes.
#SaúdeComCiência #TátranquiloTávacinado #FakeNewsNão
Quem é amigo do Zé Gotinha, está com a vacinação contra Covid-19 em dia! 😎

O esquema vacinal completo para adultos é no mínimo duas doses de vacina contra covid-19.

Se você está com doses atrasadas, vá à UBS mais próxima e atualize seu cartão de vacinação.

Confere aqui também a recomendação da vacinação para crianças e doses de reforço para grupos prioritários. 😉

Alguma dúvida? Comente aqui! 💙
Saiba mais em gov.br/multivacinacao

#ZéGotinha #TáTranquiloTáVacinado
Doenças raras são condições médicas que afetam poucas pessoas. Geralmente, essas doenças são crônicas e debilitantes. No Brasil, as doenças são consideradas raras quando afetam até 65 em cada 100 mil pessoas. 🧬

A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras garante acesso integral às ações de saúde, promovendo diagnóstico, tratamento e reinserção social para pacientes com doenças raras. 🏥

A linha de cuidados, no SUS, vai desde a identificação precoce até o tratamento contínuo, garantindo acesso a medicamentos e terapias. 🔄

Confira detalhes e abrace esta causa!

#SUS #DoençasRaras #OSUSCuidadeVocê
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
Depois de se inscrever no CadÚnico, fazer o cadastro no gov.br e baixar a autorização pelo aplicativo Meu SUS Digital, o próximo passo da pessoa que é beneficiária do Programa Dignidade Menstrual é fazer a retirada dos absorventes grátis em uma credenciada pela Farmácia Popular.

Dê uma olhada no vídeo para saber como fazer isso.

E, se ainda restarem dúvidas, entre em gov.br/dignidademenstrual
Nesse site, tem informações sobre como fazer os cadastros, os critérios para acessar esse benefício e muito mais!

#DignidadeMenstrual #AbsorventesGratuitos #AbsorventeGrátis
📲 Na página especial sobre Doenças Raras do Ministério da Saúde é possível conferir muitas informações sobre esta realidade que molda a vida de cerca de 13 milhões de brasileiros.

🏥 Acompanhe a jornada assistencial da pessoa com doença rara, desde o acolhimento no Sistema de Saúde até a melhoria de suas condições médicas;

📊 Acesse número de casos e estatísticas, além de exemplos comuns das mais de 8 mil doenças catalogadas no mundo;

🗺️ Entenda como o SUS se organiza para cuidar das pessoas com doenças raras e como acessar os serviços especializados em todo o país;

🩺 Acesse Protocolos Clínicos, Diretrizes Terapêuticas, perguntas frequentes sobre o tema e muito mais.

Informação é a chave para ampliar o acesso de pessoas com doenças raras ao SUS. 💜💚🩷

Para visitar a página, acesse: http://gov.br/doencasraras.

#DoençasRaras #MinistériodaSaúde #SUS
💡Você sabe por que o Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer (Consinca) foi criado?

🔬Uma das maiores missões do Consinca é auxiliar o Ministério da Saúde nas propostas de formulação, regulamentação e supervisão da Política Nacional para a Prevenção e o Controle do Câncer.

🤝 Com representantes de diversos órgãos, entidades, instâncias colegiadas e demais instituições, o Conselho promete ser um espaço para a construção de propostas e projetos a favor da saúde de todos.

📌 Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/conselho-consultivo-do-inca-faz-sua-primeira-reuniao

#Consinca #MinistériodaSaúde #PrevençãoDoCâncer
Chegou a hora de ampliar e disponibilizar mais farmácias vivas pelo SUS em todo o Brasil!

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para projetos de implantação ou estruturação criados por Secretarias de Saúde municipais ou estaduais. Essas iniciativas podem ser submetidas ao edital lançado por meio do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que destinará R$ 5,5 milhões para financiar os projetos selecionados.

Com a ampliação das farmácias vivas, o Ministério da Saúde busca garantir o acesso dos usuários do SUS a fitoterápicos de qualidade, seguros e eficazes, de acordo com o que preconiza a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O gestor que tiver interesse em participar do processo seletivo pode se inscrever até o dia 19 de abril por meio do link: bit.ly/processo-seletivo-Farmacias-Vivas

#FarmáciasVivas #PlantasMedicinais #Fitoterápicos #SUS #MinistérioDaSaúde #GovernoFederal
💊 Mais um passo importante na luta contra o HIV e a aids no país!

🔬 Aprovado pela Conitec, a inclusão do fostensavir trometamol 600mg no SUS será uma alternativa de cuidado às pessoas adultas que vivem com HIV ou aids, mas apresentam multirresistência aos demais medicamentos oferecidos pelo sistema público.

🤝 Essa nova incorporação está alinhada ao propósito do Ministério da Saúde em contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas, pois aquelas que desenvolvem multirresistência estão mais suscetíveis às doenças oportunistas e ao risco de morte.

📌 Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: https://gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/sus-tera-medicamento-para-o-cuidado-de-pessoas-multirresistentes-ao-tratamento-do-hiv

#SUS #HIV #Aids #Saúde #MinistériodaSaúde
O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, a segunda fase da coleta de dados do maior estudo de base populacional sobre a Covid-19 no Brasil. A pesquisa “Epicovid 2.0: inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil” realizará visitas domiciliares a 33,2 mil pessoas que tiveram a doença, em 133 municípios brasileiros.

O objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid (covid longa), que são as sequelas da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem condições pós-covid. Nesse sentido, é preciso apurar os dados relativos ao Brasil para ampliar serviços, como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

#Pesquisa #Epicovid #SUS #MinistérioDaSaúde #GovernoFederal
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
Juntos, conseguimos combater o mosquito da dengue com mais força. E, na busca de possíveis focos, no acompanhamento e orientação da comunidade, estão os agentes. Esses profissionais de saúde são fundamentais no #CombateÀDengue. Então, se eles baterem à sua porta, confira sua devida identificação e receba-os bem!

Assista ao vídeo até o final e veja o que eles têm a dizer para você.
#BrasilUnidoContraADengue #10MinutosContraADengue #Dengue #Zika #Chikungunya
O Ministério da Saúde expandiu a assistência às pessoas em situação de rua e às que vivem em regiões rurais, de floresta e ribeirinhas, chegando a mais de 1,4 milhão de atendimentos em 2023. As ações fazem parte das estratégias do Consultório na Rua e Saúde da Família Ribeirinha, que buscam levar assistência em saúde às populações em situação de vulnerabilidade. 
 
Para ampliar o serviço, o Ministério reforçou as equipes de atendimento às pessoas em situação de rua e à população ribeirinha em mais de 50% e 27,5%, respectivamente. As equipes são multiprofissionais, formadas por agentes sociais, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais ou terapeutas ocupacionais, cirurgiões-dentistas, entre outros profissionais.
 
Acesse gov.br/saude e saiba mais!
 
#Equidade #SUS #MinistériodaSaúde #GovernoFederal
2024/11/05 23:09:36
Back to Top
HTML Embed Code: