Telegram Web Link
Forwarded from Café com Palavra
Bom dia!!
Café com palavra!
Os Homens da Bíblia
           
             Josué

• ⁠Josué foi um homem que obedeceu irrestritamente à Deus. Seu nome era Oséias, que significa “salvação”; mas Moisés trocou seu nome para Josué, que significa “o Senhor salva”.

• ⁠Josué era ajudante de Moisés e foi a única pessoa autorizada a subir com Moisés a montanha de Deus quando Moisés recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos.

• ⁠Depois de espiar a terra prometida, Josué e Caleb confiaram no poder de Deus para lhes dar vitória e conquistar Canaã. Por essa razão, apenas Josué e Caleb, entre todos que tinham deixado o Egito, entraram na terra prometida.

• ⁠Josué foi o sucessor de Moisés na missão de conduzir Israel até Canaã.

• ⁠Deus diz a Josué: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. (Josué 1:9)

• ⁠Josué foi fiel à Deus durante toda sua vida e disse ao seu povo que eles também deveriam ser fiéis. No final do seu livro ele diz ao povo: “escolham hoje a quem irão servir… Quanto a mim, ouçam bem: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15)

Deus nos abençoe e nos ensine a sermos fortes e corajosos e a servir ao Senhor, nós e nossa casa!!
No amor do Pai,
Selma
Audio
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Forwarded from Café com Palavra
Café com Palavra

Homens da Bíblia

Gideão
Referências Juízes 6 e 7

Gideão significa lenhador, ele era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante da sua tribo, mas pela saudação do anjo que o chamou de “homem Valente “ entendemos que ele já havia provado  ser um poderoso guerreiro.
O contexto da história de Gideão começa com os israelitas sendo devassados pelos misianitas como consequência da desobediência a Deus. Eles enfrentavam invasões que arruinavam com suas colheitas e devastavam seu gado. Mas mesmo diante da desobediência, clamaram ao Senhor por sua ajuda e Deus enviou o profeta Gideão para lembrar-los quem era o verdadeiro e único Deus que cuidou deles no passado e eles o abandonaram.
Deus ouve o clamor do povo e grandiosamente intervém enviando o anjo a Gideão.
Gideão pede confirmações que de fato o senhor o chamou para libertar os israelitas . O Senhor confirmou mandando com que o fogo consumisse de forma milagrosa a oferta que ele preparou.
A primeira coisa que Deus mandou que ele fizesse foi destruir os altares de Baal e Gideão prova ser fiel mesmo quando sua vida está em risco.
E assim ele foi instrumento levantado por Deus contra os midianitas que com seus aliados empreenderam uma grande invasão contra os israelitas.
Gideão foi revestido pelo Espírito Santo e levantou um exército de 32.000 homens Que Deus reduziu para 300 homens, para combater contra um exército muitíssimo numeroso, Deus fez isso para que todos entendessem que a vitória milagrosa veio do Senhor.
O que aprendemos Com é que a obediência é um princípio Que devemos Colocar em prática todos os dias de nossas vidas e que podemos confiar em Deus, não importa com grandes seja nossas batalhas. Pois Deus é soberano.
Audio
Forwarded from Café com Palavra
Este é o Devocional Café com Palavra e estamos estudando sobre Homens da Bíblia

Hoje será *Sansão*

📖Juízes 16:28-30 *A morte de Sansão*

""Então Sansão orou ao Senhor: ‘Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim. Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças mais uma vez, para que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos’".


Sansão é um exemplo poderoso de como Deus pode usar até mesmo nossas fraquezas para cumprir Seus propósitos.


"Há momentos em que nos sentimos fracos e desamparados, assim como Sansão. Nesses momentos, podemos nos voltar para Deus, confiando que Ele nos dará a força que precisamos. Onde você precisa da força de Deus hoje? Como você pode confiar mais Nele em suas fraquezas?"

Sansão nos mostra que a verdadeira força vem de reconhecer nossa dependência de Deus e buscar Sua ajuda confie na sua  misericórdia e poder para te sustentar.

Vamos orar?
Senhor, agradeço por Tua misericórdia e força. Ajuda-me a confiar em Ti em meus momentos de fraqueza e a lembrar que Tu estás sempre presente para me sustentar. Dá-me a coragem de voltar para Ti, mesmo quando falho. Em nome de Jesus,
Amém
Audio
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Forwarded from Café com Palavra
Bom dia amados do Senhor!
Devocional Café com Palavra
“Homens da Bíblia”
             “BOAZ”

O propósito principal do A.T. é apontar para Jesus.
No livro de Rute ( A.T) encontramos a história de BOAZ.

BOAZ prefigura Cristo.

BOAZ levantou como RESGATADOR  de Rute, uma mulher necessitada, sem perspectiva de vida.

JESUS VEIO NOS RESGATAR.

Todos nós estávamos distantes de Deus
Efésios 2: 3,12

Não teríamos condições de pagar a dívida do pecado.
Fil 2:5-8
Cl 2:13-14

BOAZ foi instrumento para mudar a sorte de Rute, fez dela herdeira do que era dele.

Jesus nos fez herdeiros de Deus.
Rm 8:17

Nele podemos viver uma linda história.
Ele tira nossos trapos de imundície e nos cobre com vestes de louvor.

Amém???

Deus te abençoe🙌🏻

Georgina
Audio
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
*Estudo Bíblico*

*Vencendo o Gigante da Ira*
Leia Efésios 4.26-32

O rei Salomão comparou o homem que se apressa em irar-se ao tolo (Ec 7.9). Sabe-se que tolo é aquele incapaz de agir corretamente, com bom senso, em conseqüência de sua simplicidade em demasia. Tal comparação não é boa porque fere o amor próprio. Mas não é só ao tolo que o homem iracundo é comparado. É também chamado de insensato, isto é, aquele que é falto de razão, demente, louco (Pv 27.3).

É fato que todas as pessoas têm seus momentos de ira, de rancor, de raiva. Mas essa situação não deve perdurar por muito tempo. São situações momentâneas, passageiras (Ef 4.26), para não se tornar pecado.

A ira é fruto da carne. O apóstolo Paulo fez inúmeras recomendações às várias igrejas, através de suas cartas. Demonstrando seu extraordinário zelo pela vida espiritual dos crentes, advertiu-os a não praticarem as obras da carne porque são contrárias e desagradáveis ao Espírito Santo. O crente precisa ater-se a esses maravilhosos ensinos e ficar vigilante; evitando, assim, a prática de tais obras. Essas atitudes são incompatíveis com a vida de santidade e domínio próprio. O Espírito Santo é quem capacita o crente a fugir ou a controlar-se. Mas é necessário que haja boa vontade da parte de cada um, a fim de que o Espírito Santo encontre condições para atuar.

No texto básico da lição, estão algumas sugestões dadas, pelo pró­prio apóstolo, para o crente banir o nervosismo que provoca a ira:

✔️Não dormir irado; antes do anoitecer reconciliar-se e perdoar os ofensores;
✔️Não cultivar a ira para que ela não cresça e chegue a atitudes extremas.
✔️Não usar palavras ofensivas ou agressivas que suscitem a ira de alguém;
✔️Usar palavras que edifiquem, até mesmo em situações de discórdias;
✔️Evitar entristecer o Espírito Santo, perdendo o controle da situação;
✔️Evitar qualquer espécie de atitudes que despertem a ira.

A ira é proibida por Deus. O rei Salomão foi usado por Deus, em toda a sabedoria, para advertir acerca da ira. Ele diz que o homem que se ira facilmente fará coisas loucas e tam­bém aquele de maus pensamentos não será apreciado (Pv 14.17). O conselho bíblico é, pois, para que o homem esteja sempre retar­dando irar-se (SI 37.8; Pv 15.18; 16.32; Tg 1.19).
*CONSEQÜÊNCIAS DA IRA HUMANA*

Como todos os demais pecados, a ira traz conseqüências. Porque ela desenvolve outras tantas situações prejudiciais ao próximo.

A ira tem ligações negativas. Ela pode desencadear situações desastrosas que finalizam com a prática do mal, porque está ligada:

-Ao orgulho, sentimento que leva o homem a humilhar seus semelhantes (Pv 21.24);
-À crueldade, que torna o homem insensível, endure-cendo-lhe o coração para a prática do mal (Pv 27.3,4);
-A malícia e à blasfêmia (Ef 4.22), que são manifestações próprias do "velho homem", isto é, o homem sem Cristo.
-A desavença e à contenda (Pv21.19; 29.22; 30.33) que levam o homem a situações desagradáveis por pequeno que seja o motivo.
-A ira leva à prática do mal se não for controlada.

O apóstolo aconselha não dei­xar a ira se consumar, porque, des­sa forma, consumar-se-á o pecado (Gn 49.5-7; Nm 22.27; Mt 2.16).

A ira traz o juízo de Deus. Se o cristão age de modo a dar lugar à ira, essa desenvolve no seu coração o desejo de vingança, o que é muito desagradável a Deus, que fará juízo.

A ira gera frutos indesejáveis. Como já foi dito anteriormente, o excesso ou a constância da ira produz frutos indesejáveis, isto é, frutos carnais que prejudicam a vida espiritual. Muitas coisas desagradáveis poderão acontecer àquele que, por orgulho ou soberba, não se humi­lhar para mudar de atitude. Em lugar de alegria, paz e felicidade, brotarão a tristeza, as brigas, discussões, mágoa, amargura, guerra, desunião e o desejo ardente de vingança.
*ARGUMENTOS ACERCA DA IRA DE DEUS*

Alguém poderá questionar que, sendo a ira um estado condenado por Deus, como então o próprio Deus pode se irar? Entendamos porem, que a ira de Deus é completamente diferente da ira do homem em sua natureza.

A ira de Deus é entendida pela Sua indignação ao pecado (Rm 1.18; 2.8). A ira de Deus é suavizada por Sua misericórdia e Seu amor para levar o homem ao arrependimento (Rm 2.4; 5.9). No entanto, se este se torna um reincidente e rebelde ou rejeita o evangelho, certamente sofrerá a conseqüência do seu pecado (Hb. 3.18,19; Rm 2.5; 1 Ts. 2.16). Logo, não se trata de ira, mas sim de justiça a condenação daqueles que negarem a oportunidade de salvação concedida por Deus.

Como a ira de Deus se manifesta? A ira de Deus é reconhecida como indignação irritação contra toda desobediência e iniqüidade humana, atitudes que são extrema­mente aborrecidas e condenadas por Deus.

A ira de Deus é levada a efeito tendo em vista duas finalidades: a) Manter a ordem legal da criação; b) Retribuir àqueles que impiamente transgridem os Seus preceitos.

Deus não pratica juízo sem nenhum propósito ou porque quer ver o sofrimento do homem. Deus é justo, e Sua justiça nunca deve ser questionada (Rm 9.18,20-22). Os atos de Deus são justos e sábios, manifestos quando a ira de Deus é provocada pelas atitudes humanas contrárias à Sua vontade.

A ira de Deus tem algumas características: a) Manifesta-se também por meio de julgamento e aflições (SI 78.43-51); b) Ninguém pode resisti-la (SI 76.7); c) Está reservada para os fins dos tempos, para o julgamento final (Mt5.41; Ap 6. 17).

Deus é longânimo e tardio em irar-se (SI 103.8; Nm 14.18). Mas Ele tem um tempo determinado para exercer as Suas misericórdias. No entanto, aqueles que abusam da bondade divina, sofrerão o castigo eterno.
*CONCLUSÃO*

Jesus é o escape para o homem. Para quem quiser livrar-se do juízo divino ainda existe tempo. O próprio Deus enviou Seu Filho para livrar o homem do castigo eterno, da ira vindoura (Rm 3.23-25). Ela é desviada de todo aquele que se arrepende e confessa seus pecados (Lc 15.18-20; Ef 4.32; Hb 10.16-18).

O cristão é renovado para produzir o fruto do Espírito, para viver em novidade de vida em união e paz com todos. Mesmo que seja levado a situações que produzam ira em seu coração, não deverá alimentá-la para causar danos ao próximo.
Autor: Josias Moura
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
2024/09/30 18:34:13
Back to Top
HTML Embed Code: